×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
 Comunidade de São Casemiro

É citado o ano de 1887, como o ano da fundação da Comunidade formada basicamente por Imigrantes Poloneses e a partir dos primeiros assentamentos, ergueram modesta e pequena capela em homenagem a São Casemiro. A capelinha assemelhava-se a uma pequena casinha de tábuas e no seu interior sobressaía-se a figura de São Casemiro, emoldurada em um quadro.

Inicialmente, vários fatores dificultavam a plena integração dos imigrantes poloneses, o principal fator era a comunicação, além da linguagem, os imigrantes poloneses enfrentaram também a topografia acidentada de suas terras, isto retardou um pouco seu desenvolvimento econômico nas primeiras décadas do século XX. Com o passar do tempo, a dificuldade enfrentada devido a declividade de suas propriedades foi compensada pelo favorável micro clima da região, assim a Comunidade foi desenvolvendo-se e destacando-se no cultivo de frutas cítricas, melões, mamões e também uma crescente produção de uva.

 A Comunidade centenária, ao longo dos anos foi se constituindo uma referência polonesa em Cotiporã e região.  Com a construção da Barragem da UHE 14 de Julho, a sede da Comunidade que era próximo às margens do Rio das Antas, foi transferida mais para o alto em fevereiro de 2008. Atualmente a Comunidade São Casemiro possui uma excelente estrutura física com Igreja e Cemitério construídos com fortes referências à cultura polonesa, além de um amplo salão comunitário.

Por ser um marco da Colonização Polonesa e destacar-se em preservar esta cultura, a Comunidade vinha reivindicando à Administração Pública Municipal, a construção de um Pórtico em seu principal acesso. Atendendo à esta demanda, em março de 2020 iniciaram-se as obras de construção do referido Pórtico com total referência à Arquitetura Polonesa.

Localização: Localizada na Linha 14 de Julho, a 11,7 km da sede do município, próximo à Barragem da UHE 14 de Julho, a Comunidade São Casemiro é formada por aproximadamente 13 famílias.

Produção: Uva (para industrialização e de mesa), citros (laranja e bergamota), hortícolas (repolho, vagem, pimentão, tomate)

Festividades: A Comunidade anualmente realiza a Festa em honra ao Padroeiro São Casemiro e ao Papa João Paulo II, no início do mês de março. 


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo