HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Comunidade de Nossa Senhora do Pedancino

A origem desta Comunidade remonta aos anos de 1890/1891, quando Imigrantes Italianos vindos principalmente de Feltre, Fonzaso, Fastro, Belluno, Enego e Vicenza, da Região do Vêneto, povoaram os lotes da Linha Conselheiro Rebouças.

A fé católica levou os colonizadores a construírem a primeira igrejinha, a qual foi dedicada a Nossa Senhora do Pedancino. Pelo ano de 1917, erguem uma Igreja de madeira um pouco mais ampla que a primeira. Adquiriram uma imagem de Nossa Senhora do Pedancino, vinda de São Paulo, a qual foi restaurada na década de 60. A atual Igreja do Pedancino, já de alvenaria, foi construída em 1981, com a colaboração de todos os sócios da Comunidade.

A Comunidade de Nossa Senhora do Pedancino, era numerosa e mantinha uma agricultura forte, principalmente no cultivo do tungue, erva-mate e criação de gado. Ao final do século XX, houve um declínio, pois muitas famílias se deslocaram do meio rural para o urbano, principalmente para Veranópolis, alguns apenas para trabalhar, mas muitos também fixaram residência.

Atualmente a Comunidade possui forte potencial agrícola.

Com elevado espirito comunitário o Clube de Mães Nossa Senhora do Pedancino mantém uma horta comunitária. A Prefeitura Municipal repassou para o Clube de Mães terreno e prédio da antiga escola, e o Clube de Mães com o apoio de toda Comunidade produz legumes e hortaliças e as utilizam em eventos da Comunidade.

 

Localização: Localizada na Linha Conselheiro Rebouças, a 10,4 km da sede do município, é formada por aproximadamente 24 famílias.

Produção: Grãos (milho e soja), uva, integrados (suínos), bovinos de leite, hortícolas hidropônicas (alface, radicci, temperos)

Festividades: A Comunidade realiza anualmente a Festa em honra à Nossa Senhora do Pedancino, no mês de agosto e o já tradicional Jantar Colonial no mês de março.

 


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo