HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Comunidade de Nossa Senhora das Graças – Lajeado Bonito 2º Distrito

Tem sua origem com a chegada dos imigrantes italianos, vindos da Região do Vêneto na Itália, nos anos de 1889/1890. Em 1893, com a licença eclesiástica do Pe. Fortunato Odorizzi, 1º Pároco de Cotiporã, é constituída a Comunidade de Nossa Senhora das Graças, com a construção da igrejinha de madeira, próximo ao já existente cemitério. A igreja teria sofrido um incêndio, mas a Santa foi salva com muito esforço.

Por volta de 1925, a sede da Comunidade Nossa Senhora das Graças, transfere-se para um local privilegiado, às margens da Estrada Geral para Cotiporã. Contam as pessoas de mais idade, que diversas tentativas foram feitas para mudar o local da pequena Igreja, marcada e remarcada inúmeras vezes a data da mudança, mas a mesma não se efetivava, pois sempre chovia torrencialmente. Até mesmo no dia que conseguiram realizar a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Graças, quando a mesma foi posta no novo altar, iniciou-se uma forte chuva. Espalhou-se entre os fiéis a ideia que Nossa Senhora das Graças não desejava mudar de casa.

Em 1982 ocorreu a emancipação política de Cotiporã e Lajeado Bonito adquiriu status de Distrito, através de Lei Municipal Nº 059/84, de 20 de agosto de 1984, a partir desta condição, deu-se início ao processo das melhorias urbanas. Além de toda estrutura da própria Comunidade: Igreja, Salão e cemitério, o Distrito Lajeado Bonito possui uma forte infraestrutura pública: pavimentação asfáltica, ciclovia, UBS e Centro de Fisioterapia e ainda contam com a Sede do Grêmio Esportivo Fazenda. Empresas de diversos segmentos tem suas instalações em Lajeado Bonito, tornando o Distrito um desenvolvido Centro Urbano.

Localização: Localizada entre as Linhas Júlio de Castilhos, Júlio de Oliveira e Fazenda Lajeado Bonito, a 6,6 km da sede do município, formada por mais de 70 famílias.

Produção: Agroindústria de embutidos, erva mate, hortícolas (cebola), integrados (frangos e suínos), bovinos de leite, grãos (milho e soja), uva (para industrialização e de mesa), pêssego, citros (laranja e bergamota), tungue, cogumelos e brotos, além de outras atividades não agrícolas (produção de rapaduras e outros derivados de cana de açúcar e amendoins, frigorífico).

Festividades: A Comunidade realiza anualmente a Festa em honra à Padroeira Nossa Senhora das Graças no mês de setembro e a cada 04 anos o Município realiza nesta Comunidade a tradicional Festa do Colono, com desfile de carros alegóricos resgatando a história de nossos antepassados.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo