HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Comunidade de São Pedro

Iniciou sua formação quando as famílias mais distantes, ao leste da Comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico, optaram ter uma Igrejinha mais próxima às suas propriedades.

A pequena capela de madeira foi construída bem próximo à Igreja que atualmente serve à Comunidade, em terreno doado por Vicenzo de Villa. Mais tarde, construíram a segunda, a poucos metros da anterior, um pouco mais ampla (30m²), utilizando-se da madeira da primeira. A atual Igreja de alvenaria, foi construída em 1970 e na década de 90 construíram o atual salão Comunitário com churrasqueira e cozinha. Rente ao salão, os integrantes da Comunidade São Pedro, mantém até os dias atuais uma cancha de Bocha.

Uma questão vital para alguns imigrantes era encaminhar os filhos ao mundo das letras e dos números, conhecimentos mínimos a fim de melhor relacionar-se socialmente. Os imigrantes possuíam este senso intelectual, pois muitos vinham alfabetizados e repetiam para os filhos: “Bisonha far-se furbi e studiare”. Porém o trabalho no meio rural era intenso e o pai de família escalava quem ia para escola e quem ficava para a jornada de trabalho. A Escola estava localizada entre as duas Comunidade (São Pedro e Nossa Senhora de Monte Bérico) e por volta de 2005 foi cedido à CERAN para a instalação do Centro Administrativo para a Empresa durante a Construção da UHE 14 de Julho. Atualmente o local é um excelente ponto de apreciação da vista da Barragem da Usina Hidroelétrica.

Cabe registrar, que até 1980, a travessia do Rio das Antas era feito através de Balsa e o “Passo de Cotiporã” localizava-se no lote n° 20 da Linha 14 de Julho, pelo Balseiro e proprietário do Lote que dava passagem aos Veículos, o Sr. Alecio de Villa.

As belezas naturais circundam a Comunidade São Pedro, o Vale da Ferradura, se bem que maculado pela barragem e o Morro do Céu ou dos Baianos, isso aliado a alta produtividade da fruticultura, viticultura, citricultura e outras culturas de clima temperado, propiciam a prosperidade do local.

Localização: Localizada na Linha 14 de Julho, a 13 km da sede do município, a Comunidade São Pedro, é formada por aproximadamente 10 famílias.

Produção: Destacamos como principal produção a uva, mas também encontramos produção de citros (laranja e bergamota).

Festividades: A Comunidade anualmente realiza a Festa em honra ao Padroeiro São Pedro.

 


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo