HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Comunidade de São João

Imigrantes originários principalmente das Províncias Italianas de Vicenza e Treviso, por volta de 1887 e 1888 instalaram-se na Linha Júlio de Castilhos, onde foi surgindo mais um Centro Comunitário. A primeira manifestação de fé teria surgido junto à um quadro de São João Batista trazido da Itália e pendurado numa árvore, onde as famílias reuniam-se para a reza do terço.

Em 1900, os imigrantes constroem um pequeno capitel e sobre uma mesinha, depositam o quadro de São João. Em 1916, foi construída e inaugurada uma Igreja propriamente dita, de madeira. Apenas em 1944, foi construída e inaugurada a Igreja de alvenaria que atualmente compõe a sede da Comunidade.

Não se sabe ao certo, mas a primeira escola próximo à igreja, teria sido uma casinha feita de torras de madeira e coberta de galhos de árvores e somente em 1916 foi construída sala de aula mais ampla e neste ano, segundo informações, o número de alunos passava dos trinta.

Atualmente, poucas famílias residem na Comunidade e dedicam-se à agricultura e pecuária.

Localização: Localizada na Linha Julio de Castilhos, a 8,4 km da sede do município, é formada por aproximadamente15 famílias.

Produção: Uva, grãos (milho e soja), bovinos de leite, integrados (frangos, perus e suínos), caqui

Festividades: Por ser uma Comunidade com reduzido número de associados,  realizam apenas uma festividade no ano, por vezes festa do Padroeiro no domingo com missa e o tradicional almoço ou uma típica Festa Junina realizada no sábado à noite, ao final do mês de junho.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo