×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Comunidade de São Caetano

A Comunidade dedicada a São Caetano, não tem uma data precisa de seu surgimento, mas epígrafes junto às cruzes de ferro ou mesmo em toscas pedras são da primeira década de 1900. As primeiras famílias de Imigrantes que ali se estabeleceram foram: Bertolini, Rebelatto, Gabrielli, Costa Curta e Calza.

Religiosamente ligados a Fagundes Varela, mas jurídico e civilmente à Cotiporã, conquistaram consideráveis melhorias nas estradas, na estrutura comunitária e a importante ponte construída em 1990, sobre o Rio Vicente Rosa - Zona Calza, onde em épocas de cheias havia dificuldades para se atravessar. Às margens das corredeiras das águas, pelo lado direito próximo a ponte foi construído um Capitel  e uma estrutura que os permitem realizar as tradicionais Festas em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.

A primeira escola da comunidade tem seu início em 1963 e seu Decreto de criação tem a data de 26/12/1977, com o nome de E.M. de 1º Grau Incompleto Antônio Borges de Medeiros, em terreno doado por Antônio Costa Curta.

O potencial desenvolvimento agrícola, aliado às belezas naturais, fazem da Comunidade São Caetano, referencial para bem se viver e visitar.

Localização: Localizada entre as Linhas Frei Caneca e Júlio de Oliveira, a 10,0 km da sede do município, é formada por aproximadamente 08 famílias.

Produção: Uva, citros (laranja e bergamota), bovinos de leite e grãos (milho)

Festividades: A Comunidade realiza anualmente no mês de novembro Festa em honra à São Caetano, Santo Antônio e Nossa Senhora das Neves e em janeiro, às margens do Vicente Rosa, a Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo