HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
 Comunidade de São Brás

A origem da comunidade dá-se ao ano de 1885. As primeiras famílias eram originárias principalmente das Províncias Italianas de Belluno, Vicenza, Treviso e outras da grande Região do Vêneto.

A primeira capelinha foi construída em 1887, constituía-se de uma pequena e tosca casa de madeira dedicada a Santo Antônio. Logo após os moradores iniciam a construção de uma Igreja, dedicada a São Brás, mais tarde, com doação de terras, os moradores tiveram autorização religiosa e pública para iniciar seu próprio cemitério.

Próximo à Igreja e ao Cemitério os moradores já demonstraram união e organização e construíram uma escola, que anteriormente tinha atividade num galpão emprestado.

Em 1937, nas proximidades de onde hoje se encontra o poço artesiano que abastece a comunidade, iniciou a primeira Cantina de Vinhos de Cotiporã, junto à mesma funcionava moderno alambique de cachaça e graspa. Em forma de cooperativa, possuía em torno de vinte associados, quase todos moradores da Comunidade São Brás. Moradores mais idosos, contavam que a cantina manteve as atividades até 1943, quando alguns “fiscais do vinho” convenceram os industrialistas pioneiros a largarem o vinho rio a baixo, acrescentavam que quando o fizeram, alguns choraram e outros se debruçaram sobre o mesmo para beber o precioso líquido.

Em 1968 foi inaugurado o salão comunitário e durante anos foi salão de festas, escola e até igreja. Porém com a crescente quantidade de participantes das Festas, a Comunidade sentiu necessidade de algo mais amplo, foi então que construíram um ginásio para atender esta demanda e também para práticas esportivas.

Localização: Localizada na Linha Julio de Castilhos, divisa com Veranópolis, a 9,3 km da sede do município, é formada por aproximadamente 23 famílias.

Produção: Uva, grãos (milho e soja), pêssego, caqui, morango,  integrados (suínos), bovinos de leite e produção orgânica (uva e hortaliças diversas), além de atividades não agrícolas (cooperativa de sucos)

Festividades: A Comunidade realiza anualmente a Festa em honra ao Padroeiro São Brás, no mês de fevereiro.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo