×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Comunidade de Santa Cruz

Santa Cruz, situada ao leste do município de Cotiporã, foi a última Capela a ser fundada na Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Cotiporã. A formação desta Comunidade, não segue a tradicional ocupação dos lotes rurais pelos imigrantes italianos, aqui aparecem os filhos dos imigrantes de 1ª e 2ª geração adquirindo terras, meias colônias, alguns alqueires ou alguns hectares.

Na escolha do local para a construção da Capela, houve a intermediação do Pároco e a nova comunidade/igreja tornou-se realidade numa bela colina. Nesta elevada, pode-se vislumbrar a sede do município de Cotiporã e ali criou-se toda uma estrutura semelhante as demais comunidades, com Igreja, Cemitério, Salão de festas e esportes, escola e campo de futebol. Iniciaram de forma singela, mas atualmente possuem uma boa e ampla estrutura.

Próximo ao centro comunitário, encontra-se o Grêmio Esportivo, Recreativo e Cultural Santa Cruz, a história da agremiação da comunidade de Santa Cruz  remonta à década de 80, quando um grande número de esportistas, moradores do 2° Distrito de Lajeado Bonito, mais precisamente na localidade da Fazendinha fundaram na oportunidade o clube e elegeram uma diretoria, buscando incrementar o esporte e a recreação, em especial o futebol, as bochas e reuniões sociais.  

Localização: Localizada em território da Antiga Fazenda Lajeado Bonito (Linha Lajeado Bonito), a 7,5 km da sede do município, é formada por 24 famílias.

Produção: Erva mate, uva, grãos (milho e soja), hortícolas, integrados (frangos e perus) e bovinos de leite e citros (bergamota).

Festividades: A Comunidade realiza anualmente no mês de setembro a Festa em honra a Santa Cruz, Santo Antônio e São Peregrino.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo