×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Comunidade de Nossa Senhora da Pompéia 

Os primeiros imigrantes teriam chegado ao local por volta dos anos de 1889 e 1890, em sua pequena Capela tinham como padroeira Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. Em 1931, com o crescente número de famílias, construíram uma igreja maior, ainda de madeira, ano em que também foi construída a primeira escola da comunidade, de madeira, bem próximo à Igreja.

Em 1943, junto a uma gruta natural, foi introduzida a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e desde então todos os anos milhares de peregrinos acorrem à mesma, celebrando com grande devoção a festa de Nossa Senhora de Lourdes. A gruta hoje é um referencial de turismo religioso.

Em 1950 foi construído um campanário de madeira e o sino foi adquirido da Paróquia Cristo Rei de Bento Gonçalves.

A atual Igreja foi construída em 1968 e a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia somaram-se a imagem de Santa Augusta doada pelo Padre Fábio Piazza e o Sagrado Coração de Jesus, conquistada pela Comunidade da Júlia, como popularmente é conhecida, por ter conquistado o prêmio de maior contribuição de esmolas da Paróquia.

Em meados dos anos 90, a Comunidade de Nossa Senhora da Pompéia, constrói um moderno Ginásio de Esportes, o qual é utilizado para acomodar o grandioso número de devotos que frequentam a Festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes.

Localização: Localizada na Linha Julio de Oliveira, a 4,4 km da sede do município, é formada por aproximadamente 06 famílias.

Produção: Uva, citros (laranja e bergamota), grãos (soja, milho e trigo), outras frutas (caqui, pêssego, morango, nectarina), bovinos de leite, integrados (suínos)

Festividades: A Comunidade realiza anualmente, em fevereiro, Festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes com procissão até a Gruta.

 


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo