HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora  

A Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, iniciou sua história por volta de 1888-1890, quando os Imigrante Italianos se estabeleceram nos Lotes da Linha Brasil. A Igrejinha de madeira acolhe Nossa Senhora Auxiliadora como padroeira. A pequena madona estátua foi buscada pelos imigrantes a pé em Bento Gonçalves, na época Dona Isabel, por Vicenzo De Gasperin e Giusepe Tres.

A atual Igreja foi construída em 1946. Uma imagem de Santa Lúcia, protetora dos olhos, foi doada por pessoa devota, por isso a Comunidade também é conhecida como Santa Lúcia. O estilo, a arquitetura, os antigos quadros da Via Sacra no interior da pequena igreja, causam admiração a todos que visitam este templo de orações. A Via Sacra foi doada pela Igreja Matriz de Cotiporã, já que esta recebera uma nova.

Hoje se descortina belo vale do Rio das Antas no lado leste e abriga extensos parreirais bem como grandes plantações de cítricos, pêssegos, ameixas tomates, além da atividade leiteira. A comunidade tem grande potencial, pela vista dos vales e montanhas, a beleza de sua igreja e a farta gastronomia.

Localização: Localizada na Linha Brasil, a 3,8 km da sede do município, é formada por aproximadamente 19 famílias.

Produção: Uva, citros (laranja e bergamota), tomate, pêssego, ameixa, bovinos de leite, integrados (frangos)

Festividades: A Comunidade anualmente realiza a Jantar Festivo em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora, no mês de junho e em dezembro a Festa em honra a Santa Lúcia.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo