×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
 Comunidade de Nossa Senhora de Monte Bérico – Linha 14 de Julho 

Por volta de 1887, imigrantes vindos de Vicenza, Itália, iniciaram um pequeno núcleo comunitário na Linha 14 de Julho, às margens do Rio das Antas. As Famílias Zanin, Colussi, Beloni, Mesacazza, Perin, Pasquali e Pellizzari, trouxeram consigo a devoção a Nossa Senhora de Monte Bérico.

Por volta de 1903, estas famílias construíram uma pequena Igreja de madeira, a qual, após passar por algumas reformas e restaurações, está muito bem conservada e ainda serve a Comunidade. O conjunto Igreja e Campanário é uma das mais belas construções arquitetônicas históricas dos Imigrantes Italianos.   

Festas da Padroeira, bailes e encontros dos fins de semana para o jogo de cartas (bisca, tressete  e quatrilho) eram realizados no pequeno salão de madeira, onde também mantinham a cancha de bochas. O terço e a catequese dos filhos eram realizados na igreja. Em meados dos anos 80 a Comunidade investiu num salão com melhor estrutura.

Por volta de 1961, as crianças da Comunidade tiveram acesso à um prédio escolar, a Escola Marcos Gaspar de Souza, que servia também a Comunidade São Pedro, antes disso os jovens reuniam-se nas casas e pagavam alguém que soubesse ler e escrever para passarem o ensinamento, outros buscavam alfabetização na Escola Colussi, que ficava na outra margem do Rio das Antas.

Apesar da topografia acidentada para as práticas agrícolas, as terras férteis compensam com a alta produtividade dos parreirais e das fruteiras.

Atualmente a Comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico desfruta de invejável visão das corredeiras do Rio das Antas, o barulho e o apito do trem cargueiro com dezenas de vagões que durante o dia ou à noite, despertam a atenção dos moradores e um improvisado belvedere, em frente ao cemitério comunitário, onde se avista a instalação do Complexo Energético da UHE 14 de Julho.

Localização: Localizada na Linha 14 de Julho, a 11,8 km da sede do município, a Comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico, é formada por aproximadamente 07 famílias.

Produção: Destacamos como principal produção a uva, além de citros (laranja, tangerina e bergamota) e outras frutas (abacate).

Festividades: A Comunidade anualmente realiza a Festa em honra a Padroeira Nossa Senhora de Monte Bérico no final do mês de agosto.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo