×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Comunidade de Nossa Senhora de Monte Bérico – Linha Júlio de Castilhos

Já nos primeiros anos da imigração, em 1892, a Comunidade construiu uma pequena capela de madeira dedicada a Nossa Senhora de Monte Bérico. A Madona, estátua de Nossa Senhora de Monte Bérico é constituída somente de tronco e cabeça (busto) e teria sido trazida de Monte Bérico, Vicenza/Itália, por Giovanni Fontana.

Territorialmente fazendo parte do município de Cotiporã desde a emancipação política, porém pertencente a Paróquia Santo Antônio de Fagundes Varela, Situa-se a 20 Km de sede do município, limitando-se com Fagundes Varela ao norte, e tendo ao oeste o Rio Carreiro, limite geográfico com Dois Lajeados.

Monte Bérico  abrigava o belo Salto do Carreiro, formação basáltica das mais interessantes da região. Empregamos o verbo no passado, pois a construção da Hidrelétrica Linha Emília, praticamente destruiu o encanto desta beleza natural. O salto e rochedos com crateras formadas pela erosão praticamente desapareceram bem como o poço ou o conhecido “fundão”, lagoa formada após a queda d’água. A natureza cede lugar ao progresso. A pequena hidrelétrica, barragem e o vale propiciam uma visão grandiosa e peculiar deste recanto natural.

Outro potencial turístico de Monte Bérico é seu outro limite geográfico, conhecido como Arroio do Inferno, separa a comunidade com a Capela N.S. do Carmo. O Rio do Inferno corre velozmente, num vale de considerável profundidade, escondendo pela sua vegetação fechada, quedas e cascatas de água estrondosas, principalmente em épocas de enchentes.

Localização: Localizada na Linha Julio de Castilhos, é a Comunidade mais distante, 23,5 km da sede do município, é formada por aproximadamente 08 famílias.

Produção: Uva, citros (laranja, bergamota e limão) grãos (milho).

Festividades: A Comunidade realiza anualmente a Festa em honra à Padroeira Nossa Senhora de Monte Bérico no mês de agosto.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo