×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
×
Notícias

Cotiporã inaugura o Horto Comunitário Medicinal

Data de publicação: 30 de setembro de 2019
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa

Na última sexta-feira, dia 27 de setembro, a Administração Municipal de Cotiporã realizou a inauguração de mais uma importante obra, pensada especialmente na saúde e bem estar da comunidade cotiporanense.

O Horto Comunitário, localizado próximo ao Centro de Agricultura Familiar, faz parte do Projeto “Farmácia Viva”, criado no ano de 2017, com o objetivo de resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, redução do uso demasiado de medicamentos e a interação social.

Anteriormente à criação do Horto, diversas pesquisas e atividades foram realizadas em Cotiporã como o levantamento das plantas mais utilizadas no município, oficinas nas comunidades, através do Programa Promovendo Saúde no Interior, desenvolvimento da Cartilha de Plantas Medicinais, que contém a descrição de sete plantas de acordo com os principais problemas de saúde encontrados no município, atividades em grupos educativos sobre cuidados e orientações na colheita das plantas, secagem, armazenamento e a forma correta de preparo dos chás, além de oficinas nas escolas e na 8ª Festa In Vêneto, estimulando o uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares no dia-a-dia.

Em sua fala, a Secretária de Saúde e Assistência Social Roseli Frizon agradeceu todos os envolvidos na criação do Horto, destacou a importância de resgatar o uso do que é natural e afirmou que a obra demonstra a força que o trabalho em equipe possui, sendo possível, desta forma, realizar o que é planejado pela Administração Municipal de Cotiporã.

O Presidente da Câmara de Vereadores Fábio Lazzarini parabenizou a Administração Municipal pela inovação, destacando que a mesma incentiva a mudança dos hábitos, priorizando o uso de medicamentos naturais para o cuidado da saúde física e mental. Além disso, afirmou que a obra transformou o local que antes não era utilizado, e hoje ganha um espaço de lazer e qualidade de vida.

Em seu pronunciamento, o Prefeito Municipal em Exercício Ivaldo Wearich afirmou ser motivo de gratidão e alegria ver uma obra tão importante como o Horto Comunitário sendo entregue à população cotiporanense. Ivaldo parabenizou e agradeceu todos os funcionários que se envolveram na ação e deram vida ao local, oferecendo a comunidade um espaço para a integração social, resgate dos antigos costumes e o bem estar.

A construção do Horto Comunitário teve inicio no ano de 2019 e contou com o envolvimento dos profissionais da Secretaria de Saúde e Assistência Social, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Secretaria de Obras, Departamento de Engenharia, EMATER/RS-Ascar e Sindicato Dos Trabalhadores Rurais.

O Projeto “Farmácia Viva” de Cotiporã é referência para a região, sendo convidado para apresentações aos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O Horto Comunitário ficará disponível para toda população cotiporanense, servindo de suporte para ações de educação popular, capacitações e outras ações que envolvam a promoção da saúde.







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo