HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

No Dia Internacional dos Museus, Cotiporã celebra a reabertura do Museu Histórico

Data de publicação: 19 de maio de 2022
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa

Ontem, dia 18 de maio, dentro das programações alusivas aos 40 anos de Cotiporã e no Dia Internacional dos Museus, foi realizada, na Casa da Cultura Pietro Breda, a Reabertura oficial do Museu Histórico do Município e a inauguração da exposição “Tempos Plurais”.

O evento reuniu autoridades cotiporanenses, secretários, servidores, Soberanas da 9ª Festa in Vêneto, cotiporanenses envolvidos na criação e manutenção do Museu, visitantes e a comunidade em geral.

Como forma de homenagear as pessoas que se engajaram, desde a fundação do Museu até sua restruturação atual, foi realizada o descerramento de uma placa contendo o nome de cada membro que contribuiu para a preservação do Museu Histórico.

Além do ato simbólico, o evento contou com o pronunciamento da Prefeita em Exercício, Lenita Zanovello Tomazi, Secretária de Turismo e Cultura, Patrícia Gabriel, Presidente da Câmara de Vereadores, Dener Zanella, Vereadora Inês Storti, e membro do Comitê Pró-Museu, Ângela Taffarel. Após, a Coordenadora Cultural de Cotiporã, Jocyane Baretta, conduziu os presentes pelos espaços do Museu e detalhou sobre a exposição “Tempos Plurais”.

 

História e Reestruturação do Museu Histórico de Cotiporã

O Museu de Cotiporã, fundado no ano de 1992, tem como missão preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio cultural municipal, bem como as memórias constitutivas da comunidade, valorizando as identidades e diversidades de seu povo. 

De cachaçaria a Museu. A edificação que hoje abriga o museu foi construída na década de 1930 e possui arquitetura vernacular da imigração italiana, muito comum na região entre os anos de 1875 e 1960.  A partir de 1935, a casa abrigou a Cooperativa de Aguardente Farroupilha e, no ano de 1982, com a emancipação municipal, o prédio tornou-se sede da Prefeitura de Cotiporã até 1998, quando passou a abrigar a Casa de Cultura de Cotiporã e o Museu Histórico. 

Acervos do Museu. O acervo tridimensional é composto por aproximadamente mil objetos dos séculos XIX e XX, ligados à religiosidade com pinturas e quadros religiosos, itens de uso pessoal como indumentária, mobiliário, objetos de decoração, artigos de cozinha, de atividades domésticas e ligados ao trabalho no campo. Além de objetos de comunicação e do antigo cinema da cidade, conta com um pequeno acervo fotográfico. Existe também, alguns poucos fragmentos de acervo arqueológico com cerâmica pré-colonial. O acervo formou-se a partir de doações particulares e de setores ligados à Prefeitura de Cotiporã.

A Casa da Cultura passou por uma reestruturação a partir do ano de 2019, durante a Gestão Breda e Ivaldo, onde foram investidos mais de R$ 1 milhão para a modernização e qualificação dos espaços. Para garantir a preservação das peças e a organização dos ambientes, foi criado o Comitê Pró-Museu, que contou com a participação de profissionais da área e voluntários.

 

Faça sua visita! Com a reabertura do Museu, a comunidade cotiporanense e visitantes já podem ter acesso ao local nas datas e horários abaixo:

Segunda-feira: das 08h às 11h e das 14h às 17h.
Quarta a sexta-feira: das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Ainda são oferecidas visitas guiadas que podem ser previamente agendadas. A edificação possui adaptação para o público com mobilidade reduzida.

 

Demais informações:

Endereço: Rua Bento Gonçalves, n°44, Centro Cotiporã/RS - CEP 95335-000.

Telefones: (54) 3446-2822 e 3446-2800  -  WhatsApp (54) 99933-5203

E-mail: [email protected]

Rede social: https://www.instagram.com/museuhistoricodecotipora/

A entrada é gratuita.







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo