Campanha de recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos ocorre em maio em Cotiporã

Fonte: EMATER/ASCAR de Cotiporã
Data de publicação: 28 de abril de 2021
Fotos: O Trentino

Nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2021, as comunidades cotiporanenses receberão a coleta das embalagens vazias de agrotóxicos, independente das condições climáticas e tendo como ponto de recolhimento o Salão Comunitário de cada localidade.

A destinação inadequada das embalagens em propriedades rurais pode contaminar animais e pessoas. Os resíduos que entram em contato com o solo e a água prejudicam o meio ambiente e trazem riscos de saúde para os moradores da propriedade rural e áreas vizinhas.

Saiba o que é preciso ser feito para garantir o bom andamento da coleta:

- O produtor deverá estar presente no dia do recolhimento, nos horários agendados, tendo consigo o Talão de Produtor para que seja emitido o comprovante de entrega. Ainda, deverá estar utilizando máscara e respeitando o distanciamento entre as demais pessoas;

- As embalagens devem estar limpas (tríplice lavadas), furadas, secas e contadas por volume (quantidade de embalagens com 250 ml, de 1 litro, de 5 litros, de 10 litros e de 20 litros);

- As tampas precisam estar separadas, contadas e dentro de uma sacola plástica;

- As embalagens de 5, 10 e 20 litros podem ser amarradas. Já as embalagens de litro e frascos devem estar em sacos;

- As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas;

- As embalagens flexíveis (sacos plásticos) devem ser contadas e colocadas em sacolas especiais como as bags que podem ser adquiridas nas cooperativas ou lojas que comercializam os agrotóxicos. As bags já possuem o lugar para escrever nome, endereço e o número de embalagens vazias que o produtor está devolvendo;

- As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas e as embalagens de adubos foliares devem ser descartadas no lixo seco.

Atenção! Se as embalagens não estiverem nas condições acima e se o produtor não comparecer ao local com o Talão de Produtor, as mesmas não serão recolhidas.

Neste ano, as embalagens serão separadas ainda nas comunidades, passando por triagem e sendo preparadas para envio às recicladoras.

Confira a data e horário das coletas em Cotiporã:

Dia 04/05

- Agrimar/ Coop. Aurora:

8h30min – Nossa Senhora do Rosário

10h30min – Santa Lúcia

- Agropecuária Bianchi:

8h30min – São Vicente

- Coop. Cairú:

8h30min – Sagrado Coração de Jesus

9h30min – São Casemiro

- Agrovitti:

13h30min – São Valentim

15 horas - Nossa Senhora de Fátima

16 horas – Santo Antônio

- Coop. Piá: Pela manhã – Zona Marin – Partindo do Sr. Daicir Balotin e dirigindo-se para a Linha Independência para a propriedade do Sr. Moacir Scussel. Aguardar em frente às residências.

Dia 05/05

- Prefeitura/STR/Emater:

8h30min – Nossa Senhora dos Navegantes

10 horas – São Pedro

10h30min – Monte Bérico  - Linha 14 de Julho

- Prefeitura/STR/Emater:

14 horas – Santa Cruz

15 horas – Lajeado Bonito

16 horas – Nossa Senhora do Pedancino

- Focus:

13h30min – São Roque

15 horas – Nossa Senhora de Caravággio

Dia 06/06

- Coop. Santa Clara:

14 horas – Santos Anjos

15 horas – São Brás

15h30min – São João

16h30min – Nossa Senhora da Pompéia

Os produtores da Comunidade de São Marcos deverão levar as embalagens para a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, produtores de São Judas para Monte Bérico e os produtores de São José e da Estrada Geral para Dois Lajeados poderão entregar as embalagens na Cooperativa Santa Clara.

Nas Comunidades de São Caetano, Nossa Senhora do Carmo, Monte Bérico (Conte) e Santo Antônio do Moro, a coleta será realizada pelo município de Fagundes Varela no dia 11 de maio, nos horários abaixo:

8h15min – Monte Bérico – Zona Conte

9h45min – Santo Antônio dos Moro

10h15min – Nossa Senhora do Carmo

11h – São Caetano

O recolhimento das embalagens é realizado pela Prefeitura Municipal de Cotiporã, juntamente com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Santa Clara e Agropecuária Bianchi, contando com a colaboração da Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Cairú, Cooperativa Piá e das empresas Agrimar, Agrovitti e Focus.

A campanha tem o propósito de conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos.