Cotiporã marca presença em encontro estadual de Educação

Data de publicação: 6 de outubro de 2021

Na última segunda-feira, dia 04 de setembro, o Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, a Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazi, e a Secretária de Educação e Desporto, Lilian Zechin, estiveram em Gramado participando do encontro: “Melhorias na Educação: atendimento aos prefeitos do Rio Grande do Sul”, o qual foi promovido pelo Ministério da Educação, FNDE e FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, autoridades nacionais esclareceram dúvidas sobre programas, políticas públicas e prestação de contas na área da educação e apresentaram projetos e investimentos no setor. Durante o encontro, técnicos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação estiveram disponíveis para sanar as dúvidas dos dirigentes da educação.

Além dos gestores de mais de 300 municípios gaúchos e dirigentes do setor educacional, o encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, Presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, Presidente da FAMURS, Eduardo Bonotto, Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Senador Luis Carlos Heinze, Deputados Federais Pedro Westphalen e Bibo Nunes, bem como o Deputado Estadual Ernani Polo.

Na ocasião, o Município de Cotiporã foi contemplado com uma impressora 3D, visto que o mesmo participou, por meio dos alunos da Escola Caminhos do Saber, do projeto nacional “Robótica Espacial”. Este projeto foi realizado pelo FNDE, em parceria com a Universidade de Brasília e com a Agência Espacial Brasileira, tendo como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da educação digital.

Através da “Robótica Espacial”, os estudantes cotiporanenses tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre a robótica, e vivenciar, de forma realista, por meio de simuladores, a criação e montagem do robô “Rover Vehicle”, inspirado no projeto Artemis, liderado pela Nasa. Somente 30 municípios gaúchos foram convidados a conhecer e usufruir a plataforma tecnológica, recebendo a impressora 3D.