Conservação de Solo: Cotiporã garante o 2º lugar na 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental

Data de publicação: 24 de setembro de 2021
Fotos: Jéssica Zalamena/EMATER
Crédito da notícia: EMATER/ASCAR de Cotiporã

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no Brasil, promoveu neste ano, a 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental, sendo que o Município de Cotiporã foi contemplado com o 2º lugar na temática “Educação em Saúde Ambiental”. O projeto, inscrito pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, foi realizado no Município em virtude ao Dia da Conservação do Solo, comemorado em 15 de abril.

O objetivo do trabalho era levar informação sobre o tema da conservação do solo e da água para a população. Para isso, através da parceria entre a Secretaria da Saúde, o Setor de Assessoria de Imprensa do município, bem como da Emater/RS-ASCAR, foi realizada uma visita à propriedade do agricultor Cristian Carteri, onde este realiza o manejo sustentável do solo com o uso mínimo de agrotóxicos. Na sede do Departamento de Vigilância em Saúde, foi organizado um pequeno experimento para mostrar a diferença no impacto da chuva em solo com e sem a cobertura vegetal. Devido ao período da pandemia, a ação foi registrada através de vídeo e divulgada nas redes sociais do município, obtendo-se grande alcance de visualizações.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

A 1ª edição da Mostra recebeu a inscrição de mais de 80 projetos, sendo que apenas alguns, dentre eles a “Atividade sobre conservação do solo e água no município de Cotiporã/RS, em tempos de pandemia” irão compor uma publicação da OPAS/OMS.

A 1ª Mostra de Experiências em Saúde Ambiental ainda foi organizada e planejada pelo Departamento de Saúde Ambiental (DESAM), da Fundação Nacional e Saúde (Funasa), e o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Saúde Ambiental do Trabalhador, bem como a Vigilância das Emergências em Saúde Pública, da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGVAM/DSASTE/SVS/MS).