Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu a V Mostra de Saúde do Município de Cotiporã, tendo como tema: Agroecologia e Saúde.

As atividades foram desenvolvidas em 3 grupos nas comunidades de São Roque, Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo contando com a participação dos moradores locais e comunidades vizinhas.

Com a presença dos profissionais da saúde, EMATER e o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul), foram proporcionados espaços para troca de experiências entre os participantes, oficinas e palestras. Partindo do princípio de que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender, a mostra foi organizada de maneira a privilegiar a interação e o compartilhamento das experiências sobre agroecologia.

Além disso, foram desenvolvidas oficinas culinárias onde os participantes produziram sal temperado, gersal, vinagre, azeite temperado, manteiga temperada e água aromatizada para o próprio consumo.

Ao final das atividades, a Bióloga do CEREST Sueli Matos apresentou os resultados da pesquisa sobre uso de agrotóxicos pelos agricultores cotiporanenses.

A experiência foi muito proveitosa, com grande participação da população comprometida em debater um futuro mais saudável, onde ficou evidente que espaços que primem pela prevenção e promoção da saúde são importantes e devem ser garantidos.

A V Mostra de Saúde foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social.