Na última semana, de 6 a 8 de outubro, na cidade de Porto Alegre, aconteceu 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CVS/RS).  

Estiveram presentes cerca de 700 participantes – entre delegados e convidados vindos de 150 municípios.

Representando o município de Cotiporã, a delegação era composta pela representante do Gestor Municipal Bruna Tres, representante dos trabalhadores Enfermeira Eliane Tibola e representando os usuários do SUS de nosso município Odila Girardi e Neri Pitol.

Na abertura, o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e presidente da Conferência, Cláudio Augustin, falou das dificuldades enfrentadas para a sua realização, mas que, neste momento, mantê-la foi “fundamental”, pois é resultado da luta de muita gente.

O município de Cotiporã participou durante o evento, nas discussões de propostas, elegendo as propostas que irão à Etapa Nacional em Brasília, assim como os delegados representantes de nossa região e estado.

Esse espaço se constitui o espaço máximo de participação social nas políticas de saúde no Brasil. A participação Social é um dos princípios do SUS e está sendo cada vez mais necessária, para garantia de manutenção dos serviços e de verbas das quais os municípios dependem para manter em atividade a atenção a saúde.



 

Facebook