Na última sexta-feira, dia 19, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres com o tema: “SUS de Qualidade na Garantia da Integralidade”. O encontro aconteceu no Centro de Agricultura Familiar de Cotiporã (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã) com início as 8 horas da manhã e término as 16 horas da tarde. 
A abertura das Conferências foi efetuada pelo Prefeito Municipal José Carlos Breda, o qual salientou a importância das Conferências para discutir os cuidados das famílias, bem como enfatizou a importância das políticas públicas para o atendimento de qualidade. Após a fala do prefeito o presidente do Conselho Municipal de Saúde André Ricardo Benedeti, falou sobre a importância da integralidade no atendimento a população, valorização do profissional de saúde e em seguida fez a leitura do regulamento das Conferências.

Na parte da manhã foi realizada uma palestra com a Senhora Rejane Maria Schlindwein Eglior (enfermeira especialista em saúde, coordenadora regional das ações e serviços em saúde), sobre o tema da Conferência Municipal da Saúde da Mulher, a qual enfatizou a importância do SUS para com a saúde das mulheres, bem como a importância do atendimento das mulheres na atenção básica de saúde.
Ainda, na parte da manhã, houve mesa redonda com a Coordenadora do Departamento de Saúde do Município Luciane Maria Busatta, e o Assistente Administrativo da Secretaria de Saúde Renan Tedesco, os quais explicaram o fluxo de encaminhamentos da Secretaria de Saúde e demais serviços disponíveis na UBS.

A parte da tarde procedeu-se com a palestra o Doutor Elson Buttenbender de Farias (Diretor do Departamento de Ações e Saúde ) sobre o tema da Conferência Municipal de Saúde, o qual abordou os seguintes assuntos: empoderamento da mulher na sociedade, atribuições da vigilância em saúde, a situação da saúde no Rio Grande do Sul e, por fim falou sobre a organização da rede de atenção à saúde.
Após a palestra, os participantes se reuniram em grupos para elaboração de propostas visando a melhoria da saúde do nosso município, essas que foram apresentadas e votadas por todos os presentes.
Finalizando as conferências, foram realizadas as eleições dos delegados para a etapa estadual das conferências.



 

Facebook