Doações da Campanha do Agasalho serão entregues no próximo sábado, em Cotiporã.

A Prefeitura Municipal de Cotiporã, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social informa que, no próximo sábado, dia 24 de junho, estarão sendo entregues as doações recolhidas durante a Campanha do Agasalho 2017. As doações estarão disponíveis das 8hrs30min as 11hrs30min no Anfiteatro Municipal.
Com solidariedade e amor, é possível transformar o frio em calor! 

 

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde realiza mensalmente o encontro do Grupo de Diabéticos Insulinodependentes de nosso município. 
São responsáveis pelo desenvolvimento do grupo a Coordenadora da Saúde Gilmara Bessega e as enfermeiras Fernanda Grosselli e Siane Simioni.
Nesses encontros são realizados a verificação da pressão arterial, glicemia capilar, peso, altura e avaliação da sensibilidade dos pés. Além disso, a cada mês é abordado um tema educativo diferente. Até o mês de maio, foram explanados os seguintes temas: Proteção Solar; Combate ao Aedes Aegypti; Influenza; e Saúde Ocular.
No último encontro foram entregues cadernos para controle glicêmico dos diabéticos, a fim de que registrem diariamente os valores encontrados no hemoglicoteste, o que permitirá um melhor acompanhamento do estado de saúde e, assim, o planejamento de intervenções adequadas a cada um. O próximo encontro está programado para ocorrer no dia 09 de junho e será dialogado sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica e a Hipercolesterolemia, enfatizando-se as relações com a Diabetes Mellitus.
O Prefeito Breda parabeniza os responsáveis pela realização deste grupo de educação em saúde que além de informações sobre o diabetes e cuidados em saúde, proporciona a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre os profissionais e usuários do sistema de saúde.

 

O mês de junho começou em grande festa!
Na tarde de ontem (01), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social com apoio do CRAS, realizaram o “Arraiá da Terceira Idade”. 
O grupo Vita Bella, que tem como coordenadora a senhora Inês Sbardelotto, realiza encontros quinzenais onde são efetuadas diversas atividades, bem como práticas esportivas, recreações, jogos, dinâmicas e festividades em datas comemorativas, atividades essas que procuram trazer aos idosos lazer, diversão e um envelhecimento saudável.

Leia mais...

Na última quinta-feira (18), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e demais parcerias estiveram divulgando e apresentando o Projeto Faça Bonito na Câmara de Vereadores.
Na manhã de ontem, a Secretária de Saúde Rozeli Frizon, a Assistente Social Vanessa Pissaia e a Presidente do Condica Ketelen Antonioli estiveram na Escola Estadual Jacintho Silva apresentando o projeto para os alunos.
O Escrivão de Polícia Adilson Valer esteve conversando com os estudantes sobre a adolescência e os comportamentos nas redes sociais. 
 Ainda pela manhã, o projeto foi divulgado para o coral Vita Bella.
Em ambas as ocasiões foram distribuídas camisetas referentes ao projeto, essas que trazem a imagem de uma flor representando a fragilidade e o cuidado.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/saude#sigProGalleriac778561b58

Na última sexta-feira, dia 19, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social realizaram a 7ª Conferência Municipal de Saúde e a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres com o tema: “SUS de Qualidade na Garantia da Integralidade”. O encontro aconteceu no Centro de Agricultura Familiar de Cotiporã (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã) com início as 8 horas da manhã e término as 16 horas da tarde. 
A abertura das Conferências foi efetuada pelo Prefeito Municipal José Carlos Breda, o qual salientou a importância das Conferências para discutir os cuidados das famílias, bem como enfatizou a importância das políticas públicas para o atendimento de qualidade. Após a fala do prefeito o presidente do Conselho Municipal de Saúde André Ricardo Benedeti, falou sobre a importância da integralidade no atendimento a população, valorização do profissional de saúde e em seguida fez a leitura do regulamento das Conferências.

Na parte da manhã foi realizada uma palestra com a Senhora Rejane Maria Schlindwein Eglior (enfermeira especialista em saúde, coordenadora regional das ações e serviços em saúde), sobre o tema da Conferência Municipal da Saúde da Mulher, a qual enfatizou a importância do SUS para com a saúde das mulheres, bem como a importância do atendimento das mulheres na atenção básica de saúde.
Ainda, na parte da manhã, houve mesa redonda com a Coordenadora do Departamento de Saúde do Município Luciane Maria Busatta, e o Assistente Administrativo da Secretaria de Saúde Renan Tedesco, os quais explicaram o fluxo de encaminhamentos da Secretaria de Saúde e demais serviços disponíveis na UBS.

A parte da tarde procedeu-se com a palestra o Doutor Elson Buttenbender de Farias (Diretor do Departamento de Ações e Saúde ) sobre o tema da Conferência Municipal de Saúde, o qual abordou os seguintes assuntos: empoderamento da mulher na sociedade, atribuições da vigilância em saúde, a situação da saúde no Rio Grande do Sul e, por fim falou sobre a organização da rede de atenção à saúde.
Após a palestra, os participantes se reuniram em grupos para elaboração de propostas visando a melhoria da saúde do nosso município, essas que foram apresentadas e votadas por todos os presentes.
Finalizando as conferências, foram realizadas as eleições dos delegados para a etapa estadual das conferências.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/saude#sigProGalleria5603196d16



 

Facebook