Na última quarta-feira (18), os Agentes Comunitários e a Coordenação de Saúde de nosso município estiveram participando de uma capacitação na cidade de Veranópolis.

Além de Cotiporã e Veranópolis, estiveram presentes os agentes comunitários das cidades de Vila Flores e Fagundes Varela.

O tema abordado foi “Informação x Informatização” referente ao SUS, tendo como palestrante o Enfermeiro Tiago Sperb Machado, Diretor de Gestão Estratégica da Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul.

O evento foi promovido pelas Secretarias de Saúde de Cotiporã e Veranópolis em comemoração ao dia do Agente Comunitário de Saúde, fortalecendo a integração entre o serviço de saúde e a comunidade e visando a melhoria do Sistema Único de Saúde(SUS).

 

 

 

 

Visando proporcionar momentos de integração e alegria para a terceira idade, na tarde de ontem (17), aconteceu o Primeiro Encontro Inter Municipal de Idosos em nosso município.

O grupo Vitta Bella de Cotiporã recebeu, carinhosamente, o grupo Longevidade da cidade de Veranópolis, o qual possui como Presidente do grupo a senhora Isabel Biasi.

O evento foi realizado no CTG Pousada dos Carreteiros e contou com a presença do Prefeito Municipal José Carlos Breda e mais de 140 idosos.

Os idosos participaram de diversas atividades recreativas orientadas pela Coordenadora do Grupo Vitta Bella Inês Reginatto, com acompanhamento da Assistente Social Vanessa Pissaia. Foram realizadas oficinas de alongamento, danças, brincadeiras e jogos de cartas.

O Prefeito Breda parabenizou os responsáveis pela realização do evento e diz ser uma grande satisfação poder receber a melhor idade, ressaltando a importância da integração entre os municípios e de atividades de visam o bem estar, qualidade de vida e saúde dos mais experientes.

O Primeiro Encontro Inter Municipal de Idosos é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde em parceria com a Assistência Social e CRAS.

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/saude#sigProGalleriad05e35f326

 

Visando o bem estar dos cotiporanenses e com o objetivo de oferecer serviços cada vez mais especializados, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras e empresa contratada, trabalha intensamente na ampliação da Unidade Básica de Saúde do centro.

As obras contemplam o acesso de entrada, adequação e acessibilidade da farmácia bem como para o andar superior. Com a ampliação, as salas serão pensadas exclusivamente para os trabalhos das equipes de saúde.

A Administração Municipal visa garantir a qualidade e segurança dos servidores e procura qualificar ainda mais o sistema de saúde do município em benefício da população.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/saude#sigProGalleria082e484594

 


A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde tem a honra de convidar todas as mulheres cotiporanenses para que participem do evento “Diva Day”. Movimento voltado totalmente ao Outubro Rosa, o qual tem como objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e a importância da saúde da mulher.
O evento será realizado no dia 20 de outubro (sexta-feira), com início às 13 horas no Ginásio Municipal de Esportes.
Confira a programação:

  • 13h30min: Palestra sobre empoderamento feminino.
  • 14 horas: Aula de zumba com a equipe da Let`s Go Academia.

As demais atividades acontecerão concomitantemente:

  • Exame de visão;
  • Oficina sobre auto-exame de mamas;
  • Oficina sobre fortalecimento da musculatura do períneo;
  • Atividades de embelezamento em parceria com os salões de beleza do município e escolas profissionalizantes;
  • Massagem.

Participe e declare seu amor por você mesma.

 

 

Na última semana, de 6 a 8 de outubro, na cidade de Porto Alegre, aconteceu 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CVS/RS).  

Estiveram presentes cerca de 700 participantes – entre delegados e convidados vindos de 150 municípios.

Representando o município de Cotiporã, a delegação era composta pela representante do Gestor Municipal Bruna Tres, representante dos trabalhadores Enfermeira Eliane Tibola e representando os usuários do SUS de nosso município Odila Girardi e Neri Pitol.

Na abertura, o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS) e presidente da Conferência, Cláudio Augustin, falou das dificuldades enfrentadas para a sua realização, mas que, neste momento, mantê-la foi “fundamental”, pois é resultado da luta de muita gente.

O município de Cotiporã participou durante o evento, nas discussões de propostas, elegendo as propostas que irão à Etapa Nacional em Brasília, assim como os delegados representantes de nossa região e estado.

Esse espaço se constitui o espaço máximo de participação social nas políticas de saúde no Brasil. A participação Social é um dos princípios do SUS e está sendo cada vez mais necessária, para garantia de manutenção dos serviços e de verbas das quais os municípios dependem para manter em atividade a atenção a saúde.



 

Facebook