HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
 Comunidade de São Marcos

A Comunidade São Marcos surgiu por volta dos anos de 1888 e 1889, quando no Vale do Rio Carreiro, se estabeleceram os Imigrantes Italianos, vindos da Comuna Ponte d’ Piave  da Província de Treviso. Por volta de 1893 construíram uma pequena igreja de madeira e ao lado um pequeno cemitério.

         Por volta de 1917, os moradores da Linha Álvaro Chaves, que residiam mais no alto do vale, formaram nova comunidade-igreja, a Comunidade Nossa Senhora do Rosário. Com esta divisão, a Comunidade São Marcos ficou reduzida a poucas famílias. Mesmo assim, continuaram realizando suas Festas em honra ao padroeiro na pequena igrejinha e no pequeno salão reuniam-se os apreciadores do jogo da bocha, saboreavam o “brodo” e pinhões sapecados na chapa. Na década de 30, no vale do Rio Carreiro, os filós de São Marcos, a luz de “ciaretti” e lampiões eram muito apreciados.

Em 1964 foi fundada uma Escola Municipal, no próprio salão da comunidade e alfabetizava os jovens da comunidade, encerrou as atividades em 1973 devido a escassez de alunos.  

Em 1990, sentem a necessidade da construção de um novo salão e somente a partir deste ano passaram a usufruir da energia elétrica em suas residências.

Atualmente, poucas famílias dão vida à Comunidade. Eventualmente, quando celebram a Festa do Padroeiro, recebem colaboração de famílias da Comunidade vizinha.

Localização: Localizada na Linha Almirante Tamandaré, a 9,1 km da sede do município, no vale do Rio Carreiro a Comunidade São Marcos possui somente 02 famílias moradoras do local.

Produção: Uva

Festividades: Eventualmente, no final do mês abril, famílias de comunidades vizinhas e devotos de São Marcos, unem-se para celebrar uma pequena festa.


© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo