Secretaria de Saúde e Secretaria da Fazenda apresentam relatórios em Audiência Pública

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2020
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Na noite de ontem, 20 de fevereiro, foi realizada Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores de Cotiporã para apresentação do Relatório Quadrimestral da Saúde e dados referentes aos atendimentos no ano de 2019. O relatório foi explanado pela Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Rozeli Frizon e a Coordenadora de Saúde, Fernanda Grosselli.

Em 2019, a Unidade Básica de Saúde de Cotiporã registrou mais de 30 mil atendimentos individuais, entre consultas agendadas, demandas espontâneas e atendimentos de urgência. Foram realizadas 12.606 consultas médicas, 1.328 consultas odontológicas, 1.968 atendimentos de fisioterapia, 470 consultas psicológicas, 10.518 atendimentos de enfermeiro e 7.293 atendimentos de técnico de enfermagem.

Na Farmácia Básica Municipal, foram realizados 14.669 atendimentos no decorrer do último ano e a população que mais acessa o serviço encontra-se, respectivamente, nas seguintes faixas etárias: 60 a 64 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 80 anos ou mais; e 65 a 69 anos.

Além disso, ocorreram 265 saídas com a ambulância para atendimentos de urgência, transferências e altas hospitalares. Com relação ao transporte de pacientes para consultas, exames e tratamentos em outros municípios de referência, foram transportados 2.510 cotiporanenses no ano de 2019, sendo que no último quadrimestre de 2019, foram realizadas 233 viagens.

O serviço de plantão de enfermagem, no segundo semestre de 2019, realizou 419 atendimentos. Dentre estes estão os chamados de urgência, avaliações e outros procedimentos realizados nos horários em que a Unidade encontra-se fechada (após às 21:30h, finais de semana e feriados). “Estes dados demonstram o quanto a Administração Municipal está empenhada em ampliar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde e ofertar atendimentos de qualidade aos munícipes.”, concluiu a Secretária Rozeli.

Em seguida, a Secretária da Fazenda, Elisandra Scussel apresentou o Relatório do Cumprimento de Metas Fiscais, referente ao 3º quadrimestre de 2019. Foram explanados em detalhes, os principais aspectos que condicionaram o desempenho da receita, despesa, resultado primário e dívida pública consolidada.

Os resultados apresentados permitem concluir que a meta fixada para o Resultado Primário foi superada. As Despesas com Pessoal e a Dívida Consolidada Líquida como proporção da Receita Corrente Líquida – encontram-se abaixo dos limites legais e o Município de Cotiporã atingiu as metas fiscais estabelecidas, bem como a atendimento aos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Prefeito José Carlos Breda realizou a abertura da audiência e ressaltou a importância de informar a comunidade de forma transparente sobre o trabalho pela Administração Municipal. Ainda, parabenizou as secretarias pela responsabilidade, organização e empenho na condução das atividades de cada setor.