Cotiporã tem Gestão Fiscal de Excelência segundo o Índice Firjan

Data de publicação: 13 de novembro de 2019
Fotos: Isaac Merlo

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou na última semana a atualização do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 5.337 dos 5.568 municípios brasileiros, com base no exercício de 2018. Entre as prefeituras analisadas, 40,5% apresentaram situação crítica e apenas 4% obtiveram qualificação de excelência.

Cotiporã está entre os dez melhores municípios, recebendo o título de “Gestão Fiscal de Excelência” do Rio Grande do Sul, juntamente com as cidades de Tupandi, Feliz, Gramado e Montauri. Além da posição de 10º lugar no Estado, Cotiporã ocupa a 80ª posição em todo país, estando acima de todas as capitais brasileiras.

O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral, 25%: Autonomia, que é a capacidade de financiar a estrutura administrativa; Gastos com Pessoal, que significa o grau de rigidez do orçamento; Liquidez, que trata do cumprimento das obrigações financeiras das prefeituras; e Investimentos, que é a capacidade de gerar bem-estar e competitividade.

Para o Prefeito Municipal José Carlos Breda, esse é o resultado e o reconhecimento do trabalho incansável, responsável e eficiente realizado em sua gestão. “Uma conquista que merece ser celebrada por todos, afinal, Cotiporã é um dos melhores municípios do país em Gestão Fiscal, o coração da Administração Pública, e isso não é pouca coisa.”, afirma o Prefeito Breda.

Fonte: Firjan/ Pioneiro