Mais de 700 pessoas desfilaram durante o ato cívico em homenagem à Independência da Pátria, realizado no entorno da Praça Maurício Cardoso, em Cotiporã

Entre escolas e entidades municipais, totalizaram 20 os grupos participantes do Desfile Cívico de 2018, realizado no dia 7 de setembro na Praça Maurício Cardoso, em Cotiporã. A comemoração em homenagem à Independência da Pátria teve como tema “Nas mãos do povo brasileiro, o futuro da nação”, objetivando promover uma reflexão aos participantes sobre a responsabilidade que o cidadão possui para com o futuro do Brasil.

Mais de 700 pessoas desfilaram juntamente de suas entidades, demonstrando a integração e respeito entre as gerações durante o desfile. Performances, danças e reflexões expuseram os talentos e a criatividade dos cotiporanenses na abordagem do tema, emocionando o público que prestigiava as apresentações.

Durante o desfile, diversas entidades salientaram as carências da atual sociedade, demonstrando, através de encenações, a importância da generosidade, honestidade e cidadania. Tema este, também explorado pela Presidente da Câmara de Vereadores Lenita Zanovello Tomazi em seu pronunciamento.

“Neste sete de setembro, vamos recordar a coragem dos que nos precederam na defesa da democracia e, muito além disso, devemos refletir sobre tudo que foi conquistado e o que ainda almejamos alcançar. Vamos fomentar a cidadania e os valores, reforçando todos os dias o sentimento de compromisso e de bem servir ao país, cada um dentro de suas possibilidades” ressaltou a Vereadora.

Além de parabenizar todos os envolvidos na organização e entidades participantes, o Prefeito Municipal José Carlos Breda questionou a população sobre quem é o povo brasileiro e sua postura diante o desenvolvimento do país.  Em seu pronunciamento oficial, destacou que a mudança deve iniciar nas ações de cada cidadão: “Só podemos combater a intolerância se nós mesmos formos tolerantes com o próximo. A mudança começa no pensamento, depois nas palavras e depois nas ações.”

Ainda, o líder do Executivo Municipal falou sobre a atual situação do país e a responsabilidade da população em relação ao mesmo: “Vivemos em um momento de dificuldade e incerteza, mas, é justamente neste momento, que nós precisamos arregaçar as mangas, erguer a cabeça, sermos altruístas e fazermos a diferença. Vamos dar o melhor de nós” concluiu.

O Desfile Cívico de 2018 foi uma realização da Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Turismo e Cultura.