Pela qualidade do trabalho, Cotiporã é destaque nacional e classificado entre os seis melhores municípios “com a saúde mais desenvolvida do Brasil.”

A partir da análise de quatro critérios - proporção de atendimento adequado de pré-natal; óbitos por causas mal definidas (quanto menor a proporção, melhor); óbitos infantis por causas inevitáveis; e internações sensíveis à atenção básica, a FIRJAN, através do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), classificou os 50 municípios do Brasil com melhor índice na saúde, sendo Cotiporã o 6º município com a saúde mais desenvolvida.

A leitura dos resultados é feita considerando-se zero (0) a menor pontuação possível, e um (1) a maior. Quanto mais próximo de 1 o índice, portanto, maior o desenvolvimento da cidade no quesito. Cotiporã somou 0,9829 - pontuação a cima de 0,8 que confirma o índice alto de desenvolvimento. Notas entre 0,6 e 0,8, o desenvolvimento é considerado moderado; de 0,4 a 0,6, a avaliação é regular; e abaixo de 0,4 o estágio de desenvolvimento é baixo.

Para o Prefeito José Carlos Breda este resultado é o coroamento de um grande trabalho iniciado no primeiro governo (2013), implantando uma nova filosofia e sistemática de atendimento, desenvolvida na época pela Enfermeira Diretora Aricele de Villa juntamente com a Secretária Rozeli Frizon: “Poucos entenderam na época a necessidade de mudarmos e praticarmos o acolhimento segundo a classificação de risco, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. Valeu perseverar e qualificar física e tecnicamente a saúde. Cotiporã Pode se Orgulhar. Mérito de toda uma equipe de profissionais dedicada e comprometida com a causa da Saúde” afirma o Prefeito.

Entre os 50 municípios classificados, 30 deles estão no Rio Grande do Sul, destacando-se os 17 primeiros colocados, sendo estes todos, cidades do interior.

Fonte: Revista Exame

Veja os 50 municípios e notícia completa aqui.