A Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Saúde e Assistência Social informa que, de 6 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre doze meses e menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente.

No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização. Nesta data, a Unidade Básica de Saúde de Cotiporã atenderá das 8 horas às 15 horas. Nos demais dias, solicita-se que procurem a unidade, preferencialmente, nas terças-feiras.

Não esqueça de ter em mãos a carteira de vacinação! Vacinar é proteger!

 

 

 

No dia 1º de agosto, foi iniciada a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2018. Com o slogan “Amamentação é a base da Vida”, a campanha reforça a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e da continuidade da amamentação complementada até dois anos ou mais.

Dentro das programações referentes ao Agosto Dourado, a Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Saúde e Assistência Social convida gestantes, puérperas e mães que ainda amamentam, para que participem junto a equipe de saúde, de um bate-papo sobre a importância, dificuldades e benefícios da amamentação. O encontro acontece no 21 de agosto, às 14 horas na Pousada Piccolo Refúggio. Será disponibilizado transporte saindo da Unidade de Saúde, às 13h30min. Solicita-se a confirmação da presença pelos telefones: 3446-2899 ou 3446-2868, até o dia 14 de agosto.

 

Na última semana, foram finalizadas as atividades referentes ao primeiro semestre do programa “Promovendo Saúde no Interior”. As ações foram desenvolvidas nas comunidades cotiporanenses pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde e Assistência Social (Academia da Saúde, Agentes Comunitários e Vigilância em Saúde) juntamente a EMATER de Cotiporã. Durante os encontros, os participantes realizaram exercícios físicos, bate-papo e reflexões sobre a saúde do corpo e da alma, bem como cuidados com o meio ambiente. O programa Saúde no Interior visa transformar a vida dos cotiporanenses mais tranquila e saudável, visando a qualidade de vida e bem-estar dos moradores.

 

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/index.php/saude#sigProGalleriaad42bb8c5a

 

 

Na última semana, os profissionais da Equipe de Saúde de Cotiporã participaram da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, da empresa Rondosul. No dia 16 de julho, a Fisioterapeuta Bruna Moro, acompanhada pela Coordenadora de Saúde Luciane Busatta, conduziu uma atividade de ginástica laboral com balões, incentivando a prática de exercícios físicos diários. Já no dia 19 de julho, a Enfermeira Fernanda Grosselli e o Médico Maurício Tessaro dialogaram com os trabalhadores sobre o tema tabagismo e suas implicações na qualidade de vida. Além disso, informaram sobre os procedimentos disponíveis na Unidade Básica de Saúde para quem desejar parar de fumar. Este é o segundo ano consecutivo que a equipe de saúde é convidada para contribuir com a SIPAT da empresa. Iniciativas como esta merecem reconhecimento por promoverem a segurança e saúde dos trabalhadores cotiporanenses.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/index.php/saude#sigProGalleriaa167bf2007

 

Na última semana, os profissionais da Saúde de Cotiporã desenvolveram na Escola Estadual Jacintho Silva, atividades referentes ao PSE - Programa Saúde na Escola. Na oportunidade, foram realizadas avaliações antropométricas (peso e altura), verificação da situação vacinal dos estudantes, apresentação do projeto “Farmácia Viva”, exposição sobre o uso de drogas, verificações e orientações sobre a pressão arterial. As abordagens visam ampliar as atividades da Secretaria da Saúde, realizando ações educativas e preventivas bem como detectar doenças na fase inicial. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de saúde e Assistência Social juntamente a Secretaria de Educação e Desporto buscam qualificar a saúde das crianças e adolescentes cotiporanenses a fim de garantir um futuro mais saudável.

 

 

 



 

Facebook