Na segunda-feira, dia 14, o Prefeito de Cotiporã José Carlos Breda esteve em audiência com o Secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella solicitando a imediata recuperação da RS 359, no trecho entre Cotiporã e Veranópolis.

Breda apresentou ao Secretário Costella a decisão judicial que determina, urgentemente, a manutenção e conservação da via em questão. Costella informou que o Estado não possui material e nem crédito para compra, pois está em débito com o fornecedor desde outubro. Pediu um tempo de aproximadamente 30 dias para se organizar e tomar pé da situação, ressaltando as limitações vividas pelo Estado no momento. A RS 359 é uma rodovia estadual e, portanto, o Município de Cotiporã é impedido por lei de efetuar qualquer tipo de trabalho na via. 

Também durante a audiência, o Prefeito de Cotiporã solicitou apoio para a construção de uma nova ponte sobre o Rio das Antas (a qual une Cotiporã e Bento Gonçalves) e para o asfaltamento da Estrada Bento Gonçalves. O Secretário de Obras e Administração Valdir Falcade participou da reunião. 

 

- Cotiporã como exemplo

Após o Município de Cotiporã ter entrado com ação pública contra o DAER, o Prefeito de Nova Petrópolis entrou em contato com o Prefeito Breda, de Cotiporã, para se aconselhar sobre a postura tomada e deu continuidade a ação sobre a VRS-827.  Em conversa com Breda, o Prefeito Régis Luiz Hahn afirmou ter se inspirado em sua atitude para tomar a decisão.