A partir da apresentação do Plano Diretor realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, e dando continuidade ao Programa Municipal de Educação Fiscal, os professores estão desenvolvendo atividades sobre o eixo da economia, onde são abordados conteúdos que possibilitem uma compreensão a respeito dos impostos e de que forma estes são arrecadados para retornar ao município de forma benéfica.

Durante a apresentação do Plano Diretor, os membros Jonas Faccio e Guilherme Joner apresentaram diversos conteúdos relativos à educação fiscal, como o ciclo econômico, este funcionando entorno da produção, industrialização, comercialização, recolhimento de impostos pelo poder público e aplicação de recursos em melhorias.

A realização do Programa Municipal de Educação Fiscal é da Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria da Fazenda e escolas municipais.