Estão abertas as inscrições e renovações do Passe Livre Estudantil – PLE, com prazo até o dia 30 de maio.

Podem utilizar do benefício os estudantes que comprovem renda per capita de até um salário mínimo e meio. Fica dispensada a apresentação dos comprovantes de renda do grupo familiar aos estudantes beneficiários do PROUNI (Programa Universidade para Todos) na modalidade integral e do Programa de Assistência Estudantil - Universidade Federal.

Aos estudantes que desejam inscrever-se para utilizar do benefício é obrigatório ter em mãos a Carteira Estudantil. Para a emissão da carteira é necessário enviar RG, CPF, foto e comprovante de matrícula para a AERGS, através do site: aergs.com.br ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  A mesma será entregue na residência do requerente.

Alunos que precisam renovar o PLE e realizar novos cadastros, devem entrar em contato com a responsável pelo programa Passe Livre no município pelos telefones: (54)999050419 - (54)34462800 - Bruna Tres.

 

 

O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento do município, buscando garantir a qualidade de vida da população, preservando o meio ambiente, incentivando a criação de oportunidades de emprego e renda e fomentando a mobilidade urbana sustentável.  Isso significa que as medidas a serem tomadas impactarão diretamente em toda a população cotiporanense a curto, médio e longo prazo. Sendo assim, é fundamental a participação ativa da comunidade, inclusive do público jovem, o que desencadeou a criação do Projeto "Planejamento Mirim". Para isso, os servidores da Prefeitura Municipal, Arquiteto Guilherme Joner e Fiscal Jonas Faccio compareceram a Escola Municipal Caminhos do Saber e Escola Estadual Jacintho Silva para explanarem aos alunos e professores a importância do processo de desenvolvimento do Plano Diretor e suas consequências nos âmbitos ambiental, econômico, urbanístico e social.

A ideia central do projeto é que sejam desenvolvidas atividades, orientadas pelos professores com assessoria do corpo técnico do município, que terão por objetivo fazer com que os alunos possam melhor interagir com a cidade, expressando suas opiniões e sentimentos, trazendo as suas contribuições para ajudar a construir uma Cotiporã melhor para todos.

 

No mês em que são lembrados os povos indígenas, projetos e estudos foram desenvolvidos na Escola Municipal Caminhos do Saber. A finalidade das atividades foi compreender como os índios contribuíram na formação social e histórica do Brasil. Como culminância dos projetos, os alunos conheceram e visitaram a Caverna Indígena no município de Veranópolis, com o objetivo de vivenciar parte do conhecimento adquirido nas aulas. A visita à caverna foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto.

 

 

No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A fim de relembrar a história e hábitos dos primeiros habitantes do território brasileiro, a Escola Municipal de Educação Infantil Amor e Carinho trabalhou com os alunos diversas atividades voltadas ao assunto. Os pequenos puderam aprimorar seus conhecimentos praticando os costumes que fazem parte da cultura dos povos indígenas.  Acompanhados pelas professoras titulares, os alunos visitaram um milharal, colhendo e debulhando as espigas, brincaram com farinha de milho, desenvolveram artes com argila, além de participarem da atividade: “Programa de Índio” que consistia em teatros, músicas e descanso na rede. 

 

No dia de hoje, 23 de abril, é comemorado mundialmente o Dia do Livro. Como forma de contribuir com a valorização dos livros e ressaltar a importância da leitura para o desenvolvimento social e cultural do humano, a Associação dos Universitários Cotiporanenses - AUC contando com o total apoio da Prefeitura Municipal, promove a Campanha: “Doe Livros! Doe novas histórias!”.
Os livros poderão ser entregues aos membros da diretoria da AUC até o dia 20 de maio de 2018 e as arrecadações serão destinadas às bibliotecas do município.

A Administração Municipal de Cotiporã parabeniza os universitários pela iniciativa da campanha que busca incentivar o hábito da leitura aos cotiporanenses e promove a solidariedade no município.



 

Facebook