Na segunda-feira, 25 de junho, autoridades cotiporanenses estiveram na propriedade de Juraci Gabriel, Comunidade de Santa Cruz, para realizar a entrega de um gerador. A família foi contemplada com o “Projeto/Atividade 5927 – Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e Tecnológica”, devido a um saldo Feaper no valor de cinco mil reais adquirido pela liberação de recursos através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

O ato de entrega foi realizado pelo Vice-Prefeito Ivaldo Wearich, Coordenadora Regional de Programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Lucimar Rodrigues, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugalli e equipe do Escritório da Emater de Cotiporã, Jéssica Zalamena e Elvo Pomatti.

Juraci ressaltou que devido à carência de energia elétrica, a família já sofreu perdas econômicas de leite e frangos na propriedade.  Além disso, se torna impossível realizar investimentos na integração de aves, devido à demanda de energia elétrica trifásica. Com a aquisição do gerador, o agricultor possui maiores garantias para evitar perdas na propriedade.

A Coordenadora Regional de Programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Lucimar Rodrigues, realizou a entrega do contrato e ressaltou que a concretização deste projeto foi possível graças ao empenho da Prefeitura Municipal de Cotiporã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater na busca pelo recurso que muito irá auxiliar a família, tendo em vista a grande demanda energética existente na propriedade. A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Fugalli agradeceu a Coordenadora da SDR e a família Gabriel, enfatizando a importância das parcerias para que o projeto fosse concretizado.

O Vice-Prefeito Ivaldo Wearich e o Secretário de Agricultura Douglas Penso afirmaram que já estão sendo realizados trabalhos de levantamentos nas propriedades para que seja buscado, junto a RGE, melhorias no fornecimento da energia elétrica de qualidade para a Comunidade de Santa Cruz.