Na tarde de quarta-feira (25), o Vice Prefeito Ivaldo Wearich e Secretário de Agricultura Douglas Penso participaram de Dia de Campo, realizado na propriedade de Lírio Luis Dalmas, localizada na comunidade de Santos Anjos. O evento foi organizado pela equipe da EMATER/RS-ASCAR, juntamente com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Conselho de Desenvolvimento Comunitário, Boqueirão, Cooperativa Santa Clara, Santa Helena Sementes e com o apoio da Cooperativa Sicredi.

Na oportunidade, Francisca Mazzochi da Silva e Jones Treviso, da Boqueirão e Cooperativa Santa Clara, respectivamente, destacaram o quão importante é a tomada das decisões pelo agricultor desde a escolha da variedade de milho, o ponto de colheita, a inoculação, a compactação e a perfeita vedação do silo, para produzir uma silagem de milho de elevada qualidade para alimentação dos bovinos de leite. Após, o representante da Santa Helena Sementes, Leonardo Rodrigues Ranzzi, realizou uma explanação sobre as variedades que a empresa estará disponibilizando no Programa Troca-Troca de Sementes.

Na seqüência, o Engenheiro Agrônomo da Emater-RS/ASCAR João Villa coordenou, junto aos agricultores presentes, um debate sobre a importância da fertilidade e da proteção do solo, da necessidade da calagem adequada e adubação equilibrada, tendo sempre por base a análise química de solo. Continuando neste assunto o Vice Prefeito Ivaldo Wearich e Secretário da Agricultura, Douglas Penso, esclareceram aos agricultores o Programa Terra Fértil voltado ao subsídio na compra de calcário para os agricultores familiares de Cotiporã.

Para encerrar a programação técnica, a Chefe do Escritório da Emater-RS/ASCAR, Jéssica Zalamena, fez uma abordagem sobre o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, onde foi apresentado em que consiste o programa, a funcionalidade e a abrangência. Jéssica aproveitou a oportunidade para informar à família de Lírio Luis, que o caso de sucesso da propriedade leiteira da família será publicado num e-book que contemplará apenas 100 casos de todo o estado.