Os produtores de leite de Cotiporã já iniciaram a prática de ensilagem de milho. A produção é armazenada em silos trincheiras e, durante o ano todo, é utilizada na alimentação do gado leiteiro.

Na última semana, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso e o membro do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Neivaldo Turra, estiveram visitando a propriedade de Ivo e Fernando Marin, na Linha Independência. A família destina uma área de 15 hectares de milho para alimentar 50 cabeças de gado, além da silagem de aveia e pastagem no período de inverno.

 A produção diária de leite nesta propriedade é de 1.100 litros. Neste ano, a família investiu 200 mil reais na construção de um novo confinamento para melhorar o conforto e manejo dos animais, bem como qualificar o trabalho.

Cotiporã possui entorno de 57 produtores que diariamente produzem em média 18 mil litros de leite, entregues a 2 cooperativas. A parceria entre Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento Comunitário e EMATER propicia que os produtores de leite familiares tenham apoio e suporte para a realização desta prática.  Neste ano, com chuvas abundantes, a produção de silagem de milho em média passa de 50 toneladas por hectare.



 

Facebook