Em Cotiporã, mais uma propriedade investe na produção de uvas de mesa. Irineu e Morgana De Oliveira residem na Comunidade de São Casemiro e, pelo primeiro ano, trabalham na colheita das uvas de mesa de sua produção.

Na última semana, o Vice Prefeito Ivaldo Wearich juntamente com o Secretário de Agricultura Douglas Penso e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugali estiveram visitando os parreirais que correspondem à uma área de aproximadamente 4 mil m². Com as variedades de Núbia, Rainha Itália, Benitaka e BRS Isis, os produtores esperam colher 10 mil KG nesta primeira safra.

Os produtores deverão apresentar no setor de ICMS da Prefeitura Municipal os talões referentes ao exercício 2017 com suas devidas contra notas. Salientamos que a revisão é necessária e de extrema importância para solicitações de novos talões. 
O período para a revisão é até o dia 16/03/2018! Evite deixar para os últimos dias, já que os produtores que não apresentarem estarão sujeitos a penalidades que vão desde multa até o cancelamento da inscrição.
Mais informações podem ser obtidas com o setor de ICMS da Prefeitura Municipal ou pelo telefone 3446-2800.

Já é possível sentir o cheirinho de uva ao andar pelo interior do município de Cotiporã, afinal o período de safra começou ainda em 2017. 240 agricultores são produtores de uva e já trabalham intensamente na colheita.

Na última quinta-feira (4), o Prefeito José Carlos Breda acompanhado do Secretário da Agricultura Douglas Penso, Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena e Engenheiro Agrônomo do Escritório Regional da EMATER Ênio Todeschini estiveram visitando a propriedade de José Italino Zanin, localizada na Comunidade de Monte Bérico – Linha 14 de Julho.

Com aproximadamente seis hectares de produção, a família Zanin trabalha debaixo do parreiral, unindo gerações, compartilhando vivências e valorizando a agricultura. Segundo o produtor, mais conhecido como Zeca, a expectativa para esta safra ultrapassa os 110 mil kg de uva, as quais variam entre Riesling, Couderc e Chardonnay, além de outras variedades para consumo próprio.

Breda parabeniza pelo cuidado e incentivo dado aos jovens da família em relação ao cultivo de produções.

O período da safra da uva é intenso em Cotiporã, tendo em vista o escoamento da produção, grande demanda de trabalhadores e a movimentação da economia local.

O novo programa de incentivo e subsídio aos agricultores, instituído através do decreto n° 3.385/17, atenderá as três cadeias produtivas – avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, garantindo ao agricultor 80% de subsídio do serviço. O agricultor poderá usufruir do benefício desde que, no prazo de três anos, o valor seja restituído aos cofres públicos através da geração de ICMS. O subsídio contempla serviços de terraplanagem, melhorias e britagem do acesso ao local.

Na última semana, durante seu período como Prefeito em Exercício, Ivelton Zardo esteve junto com o Secretário de Agricultura Douglas Penso visitando o trabalho realizado na Comunidade de Lajeado Bonito, na propriedade de Sérgio Balotin. Através do novo programa de incentivo e subsídios para os agricultores, foi realizado na localidade os serviços de terraplanagem para construção de galpão para avicultura, com tamanho de 88 metros de extensão por 16 de largura, alojando mais de 28 mil aves.

 

Na última semana, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso, a Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalamena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugalli  e os viticultores de Cotiporã realizaram uma excursão para a TECNOVITIS no município de Bento Gonçalves.

A TECNOVITIS é o maior encontro do setor vitícola do país e a feira compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva. Foram apresentadas novas tecnologias, além de palestras, demonstrações técnicas a campo e exposição de produtos e serviços para o setor.

A excursão foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, EMATER de Cotiporã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Sicredi. 

 



 

Facebook