A partir do dia 2 de maio, acontece em Cotiporã, a primeira etapa da vacinação contra febre aftosa. A vacinação é de extrema importância para desenvolver a imunidade do rebanho, pois a febre aftosa é uma enfermidade que se espalha rapidamente trazendo perdas econômicas significativas.

A campanha se estende até o dia 31 de maio, sendo vacinados todos os bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias,  tendo o produtor que adquirir as vacinas nas casas agropecuárias. .

Segundo o MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) cerca de 218 milhões de animais devem ser vacinados.

Os produtores devem retirar na Inspetoria Veterinária da Prefeitura Municipal a declaração anual de rebanho onde devem relacionar todos os animais existentes na propriedade e entregá-la até o dia 7 de junho.

Mais informações sobre a dose das vacinas, conservação, local e via de aplicação devem ser obtidas com os profissionais veterinários pelo telefone: (54) 3446- 2800.

 

 

A Prefeitura Municipal de Cotiporã, juntamente a Cooperativa Santa Clara, EMATER e Cooperativa SICREDI, promovem uma excursão para a 11ª EXPOCLARA que acontece no Parque da Fenachamp em Garibaldi.  

Programe-se e visite a maior exposição de gado leiteiro da Serra Gaúcha. A Expoclara é uma vitrine para a qualidade do rebanho dos produtores associados à Santa Clara, além de contar com exposição de máquinas e implementos agrícolas, atrações culturais e muito mais.

A excursão será realizada no dia 5 de maio, sábado, com saída em frente a Prefeitura Municipal de Cotiporã às 8 horas.

Interessados em participar deverão entrar em contato com a EMATER através do telefone: (54) 3446-1330 ou celular: (54) 99910-0077, repassando o nome completo e o número da identidade.

Saiba mais sobre a Expoclara acessando o link abaixo:

http://expoclara.coopsantaclara.com.br/#!/expoclara

 

 

Na próxima semana, a Prefeitura Municipal de Cotiporã e a EMATER promovem o Dia de Campo na Comunidade de Santos Anjos.

Quando? Dia 25 de abril de 2018 - Quarta-Feira.
Onde? Propriedade de Lírio Luiz Dalmas e família.
Horário? Início às 13h30min. 
Qual a programação?
Estação 1: Variedades de milho para silagem (Programa Troca-Troca de Sementes) - Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Cotiporã e Santa Helena Sementes;

Estação 2: Qualidade da Silagem - Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Cotiporã, Emater-RS/ASCAR e Boqueirão;
Estação 3: Manejo do Solo e Programa “Terra Fértil” - Emater-RS/ASCAR e Secretaria da Agricultura;
Estação 4: Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar -Emater-RS/ASCAR.

Participe!

 

 

Até o dia 24 de abril, acontece em Cotiporã, a Campanha de Ação Nacional de Recolhimento de Pneus.  A ação é promovida pelo Ministério da Saúde e do Meio Ambiente em parceria com os governos estaduais e municípios e o objetivo é reduzir a poluição ambiental e os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Quando expostos, os pneus podem acumular água parada e favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. O material recolhido seguirá para empresa Reciclanip para destinação adequada.

Pneus usados e descartados de forma incorreta poderão ser entregues no Ecoponto- Pavilhão da Mecânica da Prefeitura de Cotiporã na Rua Adolfo Scussel, bairro Getúlio Vargas.

Seja consciente e ajude a preservar o Meio Ambiente!

 

 

Na próxima terça-feira, dia 17 de abril, acontece em Cotiporã, a Campanha de coleta de resíduos eletrônicos. O recolhimento será realizado na Rua 1º de Maio, no Galpão do Agricultor (em frente ao Campo de Futebol Sete).

A partir de hoje (12), até o dia 16 de abril, televisões, computadores, rádios, celulares e demais equipamentos eletrônicos poderão ser entregues no galpão para que sejam descartados de forma correta e consciente.

A campanha é uma iniciativa do CISGA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cotiporã através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (54) 3446- 2800 no Departamento de Meio Ambiente.

 

Faça a sua parte! Preserve a natureza e descarte corretamente o lixo eletrônico de sua casa.



 

Facebook