Durante audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Cotiporã através do Setor de Meio Ambiente, realizou a revisão e atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Fiscal Ambiental Elias Simioni, apresentou a metodologia de trabalho e os quatro pilares do Plano: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo de Águas Pluviais. Além disso, foram revistos e atualizados projetos e metas relacionados ao saneamento básico do município para os próximos anos.

O Prefeito Municipal José Carlos Breda, agradeceu a presença das autoridades e população em geral, ressaltando a importância da apresentação do Plano para transparência dos serviços realizados e garantia do qualidade de vida local.

A Prefeitura de Cotiporã está disponível para receber sugestões que possam complementar o plano e receber assuntos que podem ser elevados. As sugestões podem ser feitas através do Departamento de Meio Ambiente ou Secretaria de Obras, Trânsito e Saneamento pelo telefone 3446–2800.

 

Através do programa de incentivo e subsídio aos agricultores, instituído pelo decreto n° 3.385/17, o qual atende as três cadeias produtivas – avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, mais um agricultor cotiporanense foi beneficiado com 80% de subsídio do serviço.

Na tarde do dia 30 de julho, o Secretário de Agricultura Douglas Penso esteve na propriedade de Vanderlei João Zechin, localizada na Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora/Santa Lúcia, acompanhando os trabalhos na construção de um confinamento de vacas leiteiras em sistema Compost Barn. O confinamento visa, primeiramente, garantir o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente, melhorar os índices de produtividade do rebanho. O galpão alojará mais de 100 vacas que produzem em média três mil litros de leite por dia.

Segundo o Prefeito Breda e o Secretário Douglas, o programa incentiva o trabalho agrícola e estimula o crescimento das propriedades, bem como do município. Ainda, destacaram a presença marcante do jovem nesta propriedade, ressaltando a importância do subsídio para que os mesmos possam inovar, trabalhar e unir a energia da juventude com a essência da agricultura.

O agricultor pode usufruir do benefício desde que, no prazo de três anos, o valor seja restituído aos cofres públicos através da geração de ICMS. O subsídio contempla serviços de terraplanagem, melhorias e britagem do acesso ao local.

 

 

 

 

Breda assina contrato que garante maior acompanhamento de técnicos especializados nas produções orgânicas do município.

 

Visando incentivar ainda mais a produção orgânica no município, na terça (10), o Prefeito José Carlos Breda esteve assinando o contrato que duplica o número de horas de serviços técnicos especializados na área da agroecologia.

 

Tal contrato garante o acompanhamento técnico, com 16 horas mensais, em propriedades rurais que produzem alimentos orgânicos, especialmente, os que integram a Associação Eco Vêneto e demais produtores que desejam ingressar na mudança do sistema convencional para o sistema ecológico.

 

Através da capacitação técnica, introdução de práticas e técnicas agropecuárias brandas, promoção de módulos de cultivo, difusão de processamentos agroindustriais adequados e assessoramento comercial aos produtores, os agricultores cotiporaneses garantem a qualidade de sua produção, desde a produção até a venda do produto.

 

Na ocasião, Viviane Pancot, produtora orgânica, ressaltou a necessidade da orientação técnica e agradeceu ao Prefeito Breda pela atenção com esse setor: “tendo o acompanhamento de um técnico que nos oriente, oferecemos ao consumidor um produto de qualidade, além de sempre aprendermos técnicas agroecologicas. Muitíssimo importante o trabalho e a atenção que vocês estão tendo com nós Prefeito Breda” afirmou. 

 

Durante o ato, o Prefeito Breda ressaltou o destaque que a produção orgânica vem tendo no município e em outras localidades, tendo em vista a participação da Associação Eco Vêneto em feiras na capital e cidades vizinhas. Além disso, afirmou a importância das produções para o desenvolvimento agrícola, diversificação de produtos, aumento das áreas de produção, bem como para os outros setores, por exemplo, a utilização de produtos orgânicos na merenda escolar.

 

O Vice Prefeito Ivaldo Wearich, Presidente da Câmara de Vereadores Lenita Tomazi, Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalemena, demais secretários e vereadores participaram da reunião e parabenizaram a agricultora Viviane, em nome de todos associados da Eco Vêneto, pelo trabalho desenvolvido e, especialmente, pela preocupação em produzir alimentos saudáveis para os consumidores.

 

 

 

 

Na manhã de hoje (11), o Prefeito Municipal José Carlos Breda e o Vice Prefeito Ivaldo Wearich estiveram recebendo e, posteriormente, entregando aos Secretários Municipais mais dois equipamentos agrícolas. Os mesmos foram recebidos oficialmente pelos líderes municipais no dia 8 de junho, em uma solenidade do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil.

Com emendas parlamentares do Senador Lazier Martins e Deputados Federais Yeda Crucius e Pepe Vargas, Cotiporã foi beneficiado com um caminhão caçamba truck e uma retroescavadeira, os quais auxiliarão ainda mais os serviços desenvolvidos em benefício aos agricultores e município num todo.

Segundo o Prefeito Breda, ambos equipamentos auxiliam nas demandas dos agricultores municipais, bem como garantem que o trabalho desenvolvido pelos servidores tenha ainda mais qualidade em qualquer área que necessitar.

Leia mais...

 

Na segunda-feira, 25 de junho, autoridades cotiporanenses estiveram na propriedade de Juraci Gabriel, Comunidade de Santa Cruz, para realizar a entrega de um gerador. A família foi contemplada com o “Projeto/Atividade 5927 – Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e Tecnológica”, devido a um saldo Feaper no valor de cinco mil reais adquirido pela liberação de recursos através da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

O ato de entrega foi realizado pelo Vice-Prefeito Ivaldo Wearich, Coordenadora Regional de Programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Lucimar Rodrigues, Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugalli e equipe do Escritório da Emater de Cotiporã, Jéssica Zalamena e Elvo Pomatti.

Juraci ressaltou que devido à carência de energia elétrica, a família já sofreu perdas econômicas de leite e frangos na propriedade.  Além disso, se torna impossível realizar investimentos na integração de aves, devido à demanda de energia elétrica trifásica. Com a aquisição do gerador, o agricultor possui maiores garantias para evitar perdas na propriedade.

A Coordenadora Regional de Programas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo Lucimar Rodrigues, realizou a entrega do contrato e ressaltou que a concretização deste projeto foi possível graças ao empenho da Prefeitura Municipal de Cotiporã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater na busca pelo recurso que muito irá auxiliar a família, tendo em vista a grande demanda energética existente na propriedade. A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Fugalli agradeceu a Coordenadora da SDR e a família Gabriel, enfatizando a importância das parcerias para que o projeto fosse concretizado.

O Vice-Prefeito Ivaldo Wearich e o Secretário de Agricultura Douglas Penso afirmaram que já estão sendo realizados trabalhos de levantamentos nas propriedades para que seja buscado, junto a RGE, melhorias no fornecimento da energia elétrica de qualidade para a Comunidade de Santa Cruz.



 

Facebook