Atendendo todas as 31 exigências do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cotiporã recebeu reconhecimento por ser um município 100% transparente. Os destaques foram divulgados durante o Seminário "A transparência como ferramenta para eficiência da Gestão Pública" promovido pelo Tribunal de Contas em parceria com a Universidade de Caxias do Sul.

O seminário aconteceu na quinta-feira, dia 09, na Cidade Universitária e, na ocasião, o Prefeito Municipal Ivaldo Wearich, acompanhado da Presidente da Câmara de Vereadores Lenita Tomazi, Secretária da Fazenda Elisandra Scussel e Técnico em Contabilidade Lúcio Lunardi receberam os destaques, os quais se destinam a transparência dos trabalhos da Prefeitura Municipal, como também, da Câmara Municipal de Vereadores.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) avaliou, no ano de 2017, a transparência dos portais da internet de todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul. O município de Cotiporã atendeu 100% dos itens analisados, sendo avaliado como transparente pelo Tribunal de Contas do Estado. O levantamento analisou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e das Leis Complementares Federais nº 101/2000 e 131/2009, que visam à disponibilização de informações e instrumentos de transparência da gestão fiscal, a chamada “transparência ativa”. Foram avaliados 31 quesitos, dentre eles, registro de despesas, registro de receitas, relatório da transparência da gestão fiscal, instrumentos da gestão fiscal e demonstrativos contábeis, sendo todos 100% atendidos pelo município de Cotiporã.

Segundo o Prefeito Municipal José Carlos Breda e o Vice Ivaldo Wearich, todos os trabalhos são realizados com seriedade e compromisso, por isso, a transparência torna-se uma consequência e, principalmente um gesto de respeito para com os cidadãos cotiporanenses.