Na última semana, nos dias 10 e 11 de agosto, os alunos do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber participaram do JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), acompanhados da Professora de Educação Física Paula Migon Pessuto. 
Entre as diversas práticas esportivas, os jovens cotiporanenses representaram muito bem nosso município atingindo boas colocações nos jogos:

*Modalidade Atletismo: 
75 metros rasos: Júnior Calza – 3º Lugar 
100 Metros Rasos: Yasmin Marin 
250 Metros Rasos: Giovani Santos da Silva – 1º Lugar (Classificando-se para a Etapa Regional)

*Revezamento Masculino:
4x 75 Metros: Igor Lazzari, Giovani Santos da Silva, Junior Calza e Lucas Bessega – 3º Lugar

*Revezamento Feminino:
4x 75 Metros – Fernanda Siviero, Naiara De Villa, Darlene Picolli e Brenda Marin - 4º Lugar

*Arremesso de Peso Feminimo: 
Victória Sobrera Martins – 2ª Lugar

*Jogos de Xadrez:
Carlos Henrique Girardi e Juliana Coelho Antunes

No dia de ontem (15), o aluno Giovani Santos da Silva esteve na cidade de Caxias do Sul participando da Etapa Regional do JERGS na modalidade Atletismo-75 Metros Rasos, ganhando o prêmio de quarto lugar. Parabéns Giovani! 
O Prefeito Municipal José Carlos Breda, a Secretária Municipal de Educação e Desporto Elizabete Ramansini, equipe diretiva, professores e funcionários agradecem a Professora Paula Migon Pessuto por incentivar as diversas práticas esportivas e acreditar no potencial dos alunos e parabenizam os estudantes pela participação e belíssima atuação nos jogos. 
Na próxima semana, os jovens estarão participando novamente dos jogos nas modalidades de basquete, futsal e vôleibol. 
Estaremos na torcida e desejamos sucesso aos estudantes!

 

Cotiporã sempre teve pessoas dotadas de mãos habilidosas que desenvolvem os mais variados tipos de trabalhos artesanais, os quais são criados e confeccionados a partir de matérias primas naturais encontradas em nosso próprio município, e de diferentes materiais que destacam a variedade de objetos artesanais oferecidos.
As mais variadas técnicas são características próprias da região, que acabam por preservar e valorizar os costumes trazidos pelos nossos colonizadores. Um dos aspectos mais interessantes do trabalho artesanal é a ligação familiar no processo de produção e também na continuação dos trabalhos, onde avós, mães e pais ensinam aos seus filhos e assim, sucessivamente.
Com o avanço da tecnologia, os artesãos aprendem e qualificam o seu trabalho com diversas pesquisas online, além de cursos promovidos pela Prefeitura Municipal e Emater, encontrando novas técnicas, formas e objetos a serem confeccionados. Os artesãos primam pela palha de milho e pela palha de trigo, além de utilizar materiais como fibras naturais, fios de lã, algodão, tecidos, entre tantos outros que enriquecem e qualificam os produtos.
Cotiporã conta com um número expressivo de artesãos, o que demonstra a valorização e o fortalecimento da nossa cultura neste pequeno município. Atualmente, mais de 50 artesãos criam e confeccionam peças para venda. Dentre eles, 30 mulheres possuem suas Carteiras de Artesã, expedidas pelo FGTAS de Caxias do Sul, adquiridas mediante realização de prova prática.
Hoje em dia, o Artesanato Cotiporã está instalado junto ao Centro de Informações Turísticas, podendo receber da melhor forma todos os apaixonados pelo trabalho e turistas que vem conhecer as belezas de Cotiporã.
O grupo de artesãos, conta com total apoio da Prefeitura de Cotiporã, que além de disponibilizar o ambiente, promove cursos de capacitação, oferece transportes a feiras e viagens para trocas de conhecimentos e experiências. Além disso, a EMATER disponibiliza o Extensionista de Bem Estar Social, Lucas Rodrigues Sangenido que acompanha o trabalho desenvolvido pelos artesãos.
O Prefeito Municipal José Carlos Breda, apoia e incentiva a técnica artesal e o seu entorno, afirmando que essas pessoas demonstram e representam o real significado de persistência e dedicação, pois trabalham intensamente para representar em pequenos objetos a nossa história, cultura e riquezas.

LOCAL PARA AQUISIÇÃO DE PEÇAS
Centro de Informações Turísticas
Endereço: Praça Dom Fortunato Odorizzi – Av. Independência, n° 440 / Centro – Cotiporã
Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta: 07hrs30min ás 11hrs30min / 13hrs30min ás 17hrs30min
Aos sábados: 09hrs30min ás 11hrs30min / 14 horas ás 17 horas

CONTATOS
SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA
Endereço: Junto ao Centro de Informações Turísticas
Fone: (54)3446 2800 / 2846
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de Funcionamento – 07hrs30min ás 11hrs30min / 13hrs30min ás 17hrs30min
 

 

 



 

Facebook