Garantindo a qualidade de vida dos moradores de Cotiporã, na sexta-feira (29/09), o Prefeito Municipal José Carlos Breda, acompanhado do arquiteto Guilherme Joner e juntamente com prefeitos de outros 15 municípios (sendo 12 consorciados ao CISGA e 4 conveniados à AMESNE), assinou contrato com a Fundação Universidade de Caxias do Sul para assessoria técnica na elaboração do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana.

O Plano Diretor é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município, garantindo que seus espaços cumpram a sua função social. De acordo com a Lei Federal nº 10.257, o município de Cotiporã não possui a obrigatoriedade da elaboração do Plano Diretor. Entretanto, trata-se de um mecanismo de suma importância que possibilita um planejamento futuro da cidade, buscando a manutenção de aspectos positivos já consolidados e criando melhores condições de vida para a população.

O projeto será desenvolvido de forma participativa, colaborativa e multidisciplinar, envolvendo o corpo técnico do município e os profissionais das mais diversas áreas, designados pela entidade. O prazo para a conclusão dos serviços é de 9 meses, que serão divididos em 4 etapas - sensibilização, levantamento de dados, diagnóstico e proposições. Ao longo dos trabalhos, serão realizadas audiências públicas para apresentação dos resultados obtidos à população.