No dia de hoje, nos despedimos de uma grande mulher que marcou a história de Cotiporã. Com cem anos de idade, a Senhora Iria Valentina Dall’Ago Bósio deixa legados de liderança, coragem e amor por este município. Despediu-se de todos sendo exemplo de mãe, mulher e amiga.
Neste dia 2 de julho, com grande pesar, damos adeus e voltamos nossas homenagens e agradecimentos por tudo que fizeste.
Cotiporã sente-se honrada em ter feito parte de sua história, Dona Íria. Fique em paz.

Com muito carinho e sentimentos à família,
Prefeito Municipal José Carlos Breda, Vice Preito Ivaldo Wearich e Administração Municipal.

> Saiba mais sobre a trajetória de Dona Íria:
Iria Valentina Dall’Ago Bósio nasceu no dia 14 de fevereiro de 1917. Natural de Gramadinho, que pertencia a Encantado, chegou a Cotiporã em 1925, com 8 anos de idade. Filha de Dozolina e Felisberto Dall’Ago, casou-se com Leopoldo Bósio e teve três filhos: Alberto, Nery e Roseli.
Agente dos Correios por 36 anos e ocupando cargos de liderança na comunidade cotiporanense, Dona Íria, deixa legados de determinação e coragem.
A centenária residiu até seu falecimento no centro de Cotiporã mantendo uma rotina tranqüila, como cozinhar, fazer seus doces, crochê e principalmente, rezar o terço todas as noites antes de dormir. Teve por princípios e valores, o casamento, a família e a fé. Ao completar 100 anos, foi homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores.