Na primeira semana do mês de maio, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e Escolas Municipais em parceria com a Cooperativa Santa Clara e a Emater, desenvolveram atividades relacionadas ao cultivo de verduras, legumes, temperos e chás na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber.
Na oportunidade, o gerente do Super Mercado Santa Clara de Cotiporã, Marcos Giliolli, ministrou uma palestra sobre o passo a passo para a construção e montagem de uma horta.
 Logo em seguida, os alunos do 6º ano realizaram o plantio das mudas de alface. No turno da tarde, os alunos dos 1º anos, juntamente com a nutricionista Josiele Kesties e a extensionista da Emater, Jéssica Zalamena, realizaram o plantio de mudinhas de salsinha, cebolinha, couve-flor e beterraba. Os estudantes são responsáveis por cuidar da horta que irá produzir alimentos que serão utilizados na merenda escolar.
Já na Escola de Educação Infantil Amor e Carinho, o plantio foi realizado no mês de abril. Nesta semana, os alunos juntamente com a estagiária de nutrição Luana Zaffari, realizaram a colheita da alface e dos temperos, entregando-os na cozinha para serem utilizados no preparo dos alimentos.
Fazer com que a criança tenha esse contato com a terra, vendo a transformação da semente em alimento, faz despertar muitas vezes, a vontade de provar esses novos alimentos estimulando hábitos de alimentação e de vida muito mais saudáveis.

“Nutrindo o Saber e Plantando o Bem”