Buscando aproximar e unir ainda mais a comunidade escolar, aconteceu no último sábado (15), o “Dia da Família”, sendo este um evento destinado aos alunos e seus familiares. Com palestra, cantos e dinâmicas, o Padre Osmar Coppi conduziu os trabalhos da tarde, divertindo todos os presentes.

Além das atividades, ocorreram as eleições dos Conselhos Escolares, os quais são uma inovação da Administração Municipal objetivando maior participação dos pais nas decisões, bem como maior proximidade com as equipes diretivas, professores e lideranças municipais.

O Prefeito Breda e a Secretária de Educação e Desporto Elisabete Ramansini agradeceram a participação dos familiares, bem como a disposição dos pais para a formação e criação dos conselhos escolares. Nos próximos dias haverá a posse e apresentação dos conselhos.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto juntamente com a E.M.E.F. Caminhos do Saber e E.M.E.I. Amor e Carinho.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleria2d646f81ce

No mês em que celebramos a amizade, diversas atividades foram realizadas em comemoração ao Dia do Amigo – 20 de julho. Os profissionais da educação e as crianças divertiram-se com brincadeiras como amigolate, teia dos amigos e confeccionaram lindos cartazes, fortalecendo assim, os laços de amizade entre os pequenos e aprofundando os vínculos afetivos com a comunidade escolar. As atividades foram realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto e Escola Municipal de Ensino Infantil Amor e Carinho.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleriae2f05a2653

 

No mês de junho os alunos da Escola Caminhos do Saber aprofundaram os estudos sobre a água. Para tanto, os alunos do quarto ano da escola visitaram a Estação de Tratamento de Água – CORSAN, acompanhados pelas professoras titulares. A atividade teve como principal objetivo conhecer de perto todo o processo de tratamento de água em nossa cidade, desde a chegada da água bruta vinda do Rio Carreiro, os vários processos de purificação pelos quais passa essa água, até chegar às casas. Com isso, os alunos aprenderam a valorizar e confiar na qualidade de nossa água, bem como a importância de usar racionalmente esse recurso hídrico. 
Já os alunos do sexto ano da Escola Caminhos do Saber estiveram visitando a Estação de Tratamento de Esgoto a fim de agregar conhecimentos a um trabalho escolar de ciências, onde os alunos pesquisaram sobre o funcionamento e tratamento da Rede Coletora de Esgoto Sanitário e sobre a importância da preservação do meio ambiente. 
O Prefeito Breda parabeniza a diretoria da Escola pela iniciativa, pois é fundamental que as crianças de nossos municípios conheçam os processos realizados nos tratamentos, esses que são de extrema importância para a qualidade de vida da população cotiporanense. Os alunos estiveram acompanhados da Diretora Fabiane Brunoni e professores responsáveis.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleria7d3e50cd3e

Na manhã de ontem (06), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto em parceria com a CERAN (companhia Energética Rio das Antas) realizou, na Escola Municipal Caminhos do Saber, uma palestra aos alunos do 8º e 9º Ano, a qual foi ministrada pelo Analista Ambiental Zulmar Melo e acompanhada pelo Engenheiro Florestal Sandro Vaccaro.
Os alunos, professores e direção da escola puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os benefícios da coleta seletiva, lixo eletrônico, a diferença entre lixo e resíduo, bem como refletir sobre os impactos humanos causados ao Meio Ambiente e o consumo consciente voltado à sustentabilidade. 
Ao final da conversa o palestrante Zulmar presenteou os alunos e professores com livros e CDs contendo os conteúdos abordados durante a manhã. 
A equipe diretiva da escola agradeceu aos palestrantes pelo conhecimento repassado aos alunos.

 


Diversas foram as atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Escola Caminhos do Saber relacionadas a preservação do meio ambiente. Em uma delas, os alunos participaram de projetos voltados para o desenvolvimento de ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, sensibilizando-os sobre a preservação do meio ambiente. As turmas dos 9º anos, orientados pela professora Simone Carlesso Bison, construíram maquetes representando cidades sustentáveis.

Uma cidade para ser sustentável necessitaria de um planejamento, um projeto que controlasse todo o seu desenvolvimento, para que assim pudessem ser utilizadas medidas que mantivessem o meio ambiente e a sociedade livres dos impactos causados pelo progresso.

Os projetos de Cidades Sustentáveis têm características básicas como:
• Áreas verdes por toda a cidade, para que não existam as poluições: visual e do ar;
• Utilização de energia através do gás metano, gerado com o tratamento de rede esgoto e lixo, o que colabora com a diminuição do lixo e com a conservação da água;
• Sistemas de reaproveitamento da água da chuva, para preservar a água potável;
• Meios de transporte públicos (que utilizem o biodiesel) gratuitos para evitar a locomoção de automóveis individuais;
• Prédios de no máximo quatro andares para que não exista a necessidade de elevadores;
• Construções feitas a partir de materiais verdes e de localidade próxima, para não prejudicar o meio ambiente, além de serem feitas sob projetos sustentáveis, com alternativas de reaproveitamento de água e captação de luz solar ou eólica;
• Sistema de coleta e reciclagem e reaproveitamento de todo o lixo produzido para que não haja poluição;
• Sistema de escoamento e tratamento de água para evitar enchentes e reabastecer os rios;
• Preservação das matas ciliares para que não haja assoreamento e poluição das águas.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleria69400a95d1

 



 

Facebook