A Capela São Vicente, situada na Linha Frei Caneca, foi a primeira comunidade fundada no município de Cotiporã. A história conta que em São Vicente, havia a intenção de estabelecer uma sede urbana na nova Colônia, mas devido à topografia acidentada logo se transferiu este objetivo para a Linha Independência, atual Cotiporã.

Por ali, passavam muitos dos imigrantes, em busca de mercadorias de primeira necessidade, como sal, café, pregos e o que se produzia na época.

Por ser a primeira comunidade fundada, São Vicente abriga o histórico campanário construído em 1905, símbolo da religiosidade dos imigrantes italianos. Além disso, abriga o cemitério mais antigo, com lápides construídas no ano de 1903 e mensagens escritas em dialeto italiano- vêneto.  

 

Atualmente, São Vicente é formada por 16 famílias e tem sua maior produção voltada para uva, além da presença de bovinocultores de leite, vinícolas familiares, apicultura, avicultura e suinocultura. Destaca-se também que a Comunidade de São Vicente é pioneira no município de Cotiporã quanto o cultivo de flores em estuda e a produção de uva de mesa coberta.

Entre a história e as grandes produções, São Vicente oferece belíssimas paisagens pela sua localização entre montanhas, com peraus, parreirais e a exuberância do vale do rio Vicente Rosa nas proximidades.



 

Facebook