A Comunidade de São José é uma das mais antigas do município de Cotiporã, tendo sua fundação no ano de 1888, quando as primeiras famílias de imigrantes italianos instalaram-se nos lotes rurais de n°27 até o n°46 da colônia de Alfredo Chaves.

Somente em 1896, os primeiros moradores iniciam a veneração a São José, quando uma pequena imagem do mesmo é colocada em uma igreja de madeira, construída no lote nº 37 da Linha Frei Caneca.

Mais tarde com o apoio de todos os moradores decidiram transferir o local da capela para onde se encontra hoje, e somente no ano de 1978 construíram a atual igreja de alvenaria.

As atividades escolares iniciaram na Comunidade no ano de 1935. Dez anos após, foi construída uma sala de aula de madeira medindo 30m², que através do Decreto Municipal de 15 de fevereiro de 1945 denominou-se Escola Municipal Alfredo Chaves. A antiga escola ainda encontra-se ao lado da igreja.

No ano de 1979 foi designada como Escola Municipal de 1º Grau Imcompleto Alfredo Chaves, que funcionou até 1982 e encerrou suas atividades em 1999 por falta de estudantes.

Em 1983, a imagem de Santa Terezinha vem a unir-se à imagem de São José.

Atualmente a Comunidade de São José tem a sua produção voltada para viticultura, bovinos de leite, integração de suínos e olericultura (plantação de alface em estufas). Com pequeno número de famílias que ainda residem na Comunidade, São José é mais uma localidade repleta de cultura e história!