Na última semana, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso, a Vereadora Leda Pitol e os servidores Elias Simioni e Jussara Zanette juntamente ao Grupo Gestor do CISGA, realizaram uma visita técnica ao CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu.

O CIBiogás é uma instituição especializada em consultoria e análises laboratoriais em energias renováveis, com ênfase no biogás.

A instituição também promove o desenvolvimento de projetos e políticas públicas ligadas ao tema, com o objetivo de incentivar a geração de energia elétrica, térmica e biocombustível – por meio do biogás - de uma maneira sustentável e renovável.

Desta visita técnica ficou acertado a realização de parceria entre o CISGA e o CIBiogás, que consiste na elaboração de pareceres técnicos, anteprojetos, modelagem de arranjos tecnológicos, projetos executivos, especificações técnicas de equipamentos e definição de arranjos produtivos, assessoria técnica e estudo de viabilidade técnica e econômica.

Esta visita técnica teve por objetivo atender aos objetivos do Plano de Resíduos Sólidos, em especial, o de buscar modelos mais sustentáveis para destinação final de rejeitos.

Devido Cotiporã possuir a Estação de Tratamento de Esgoto, a empresa demonstrou interesse em conhecer o município, bem como estudar a implementação de rotas tecnológicas para a destinação de resíduos dos municípios integrantes do CISGA.



 

Facebook