Na tarde da última quinta-feira (23), na propriedade do agricultor Deonei De Villa e família foi realizado, pelo Escritório Municipal da Emater, o Dia de Campo de Citros.

Na primeira estação, práticas recomendadas para esta época, como o manejo da copa e o raleio dos citros, foram abordados pelos engenheiros agrônomos Enio Todeschini e Elvo Pomatti, bem como os princípios que devem ser observados para a condução da copada e retirada da parte das frutas, visando garantir a qualidade das demais e evitar a alternância (produção demais em um ano e quase nenhuma no outro.)

Em outra estação, o engenheiro agrônomo Valfredo Reali explanou sobre as plantas de cobertura do solo, esclarecendo suas vantagens e quais as principais espécies utilizadas, nutrição das plantas e manejo.

O dia de campo encerrou com a apresentação do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), onde a extensionista da Emater/RS-Ascar, Jéssica Zalamena, explicou que o programa visa a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais. Atualmente, 22 famílias fazem parte do programa em Cotiporã e, em 2018, outras 10 famílias ingressarão, com a elaboração de planos de gestão das propriedades pela Emater/RS-Ascar.

O evento contou com a presença de 35 produtores dos municípios de Cotiporã e Protásio Alves, além de autoridades como o Vice Prefeito Ivaldo Wearich, Secretário Municipal da Agricultura Douglas Penso, Secretário da Agricultura de Protásio Alves Tatiano Fochesato, Gerente da Agência da Sicredi de Cotiporã Bernardo Elias Pitol, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotiporã Mércia Pessin Fugalli.

A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar visando aprimorar as técnicas utilizadas no dia a dia das propriedades rurais.