Os agricultores participantes da Chamada Pública da Agroecologia de Cotiporã e região estiveram no dias 12 e 22 de junho para realizar capacitações. A atividade foi organizada pelo CETAP e Centro Ecológico de Ipê – CAE, que são responsáveis por esta Chamada Pública e receberam o apoio da EMATER/RS-ASCAR e Prefeitura Municipal de Cotiporã.
A primeira capacitação foi sobre o “Preenchimento do Caderno de Campo” que é uma ferramenta para registro dos insumos e quantidades utilizadas nos tratamentos realizados nos cultivos. Os colaboradores do Centro Ecológico também realizaram esclarecimentos sobre outros documentos obrigatórios aos produtores orgânicos, além de aproveitar a oportunidade para sanar dúvidas. Já no dia 22 a capacitação foi sobre “Manejo Ecológico da Videira”, com o Engenheiro Agrônomo Gilberto Luiz Salvador.

Na oportunidade, foram feitas as abordagens teóricas sobre a adubação de cobertura, doenças e tratamentos bem como demonstração na prática de como podar a videira. Esta etapa aconteceu na propriedade de Fábio Celant Marcon, na Comunidade de Lajeado Bonito, onde haviam diversas variedades de videira e em estágios distintos de crescimento.As atividades contaram com a participação de em torno de 50 produtores e interessados em produção orgânica, sendo estes oriundos de diversos municípios de Cotiporã e região.
Para aqueles que possuem interesse na redução de insumos químicos e que queiram adotar práticas ecológicas que podem entrar em contato com o Escritório Municipal da Emater para maiores informações.