Em apenas seis municípios da serra gaúcha, mais de 15 mil toneladas de bergamotas deverão ser colhidas neste ano e, Cotiporã, encontra-se entre os que mais produzem esta fruta. Nossa cidade possui em média 90 produtores de bergamota, possuindo mais de 130 hectares de plantação pelo município. 
Na última semana, o Vice- Prefeito Ivaldo Wearich e o Chefe do Escritório da EMATER Valfredo Reali estiveram visitando duas propriedades de nosso município, as quais são responsáveis por grande parte da produção de bergamotas. 
Na propriedade de Deonei de Villa e família, situada na Linha 14 de Julho, comunidade de Monte Bérico, os cotiporanenses estão iniciando a colheita da Ponkan. Na comunidade de Sagrado Coração de Jesus, na propriedade de Henrique Gromovski, a família está concluindo a colheita da bergamota Caí e iniciando a colheita da Ponkan. Além destas variedades citadas, nossa cidade produz a bergamota Montenegrina e a Parecí.

Leia mais...

Na última semana, a Prefeitura Municipal juntamente com a CERAN realizaram um curso de reaproveitamento de materiais para a elaboração de produtos de limpeza ecológico nas dependências do Anfiteatro Municipal.
Esteve ministrando a oficina o coordenador do projeto Atitude Verde Consciente, Eduardo Geremia.
Num primeiro momento os participantes assistiram duas reportagens, alertando para os possíveis danos à saúde, ocasionados pelo uso constante de produtos industrializados de limpeza. Após, Eduardo ensinou quatro receitas de produtos ecológicos que além de serem menos poluentes e prejudiciais à saúde, são muito mais baratos. 
Usando produtos como álcool, vinagre, limão, sabão de coco, água, cravo entre outros, essas receitas podem perfeitamente substituir detergentes, limpa vidros, lustra móveis e outros. Além da economia no bolso, o uso de produtos alternativos evita que resíduos químicos sejam despejados no meio ambiente, priorizando a sustentabilidade e preservando a natureza. 
Ao final da oficina Eduardo entregou aos participantes amostras dos produtos ecológicos e um livro com mais receitas e dicas de sustentabilidade. 
Em nome de todas as parcerias que desenvolveram o curso, o Chefe do Escritório da EMATER, Valfredo Reali, parabenizou Eduardo pelas importantes informações e aprendizado repassado e agradeceu ao público que se fez presente e interagiu durante a oficina.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriac2e3e7cc3f

Na última terça- feira (31), a EMATER com apoio da Prefeitura Municipal realizou uma Reunião Técnica aos bovinocultores de leite do município. O encontro aconteceu na propriedade dos cotiporanenses Rubens e Rogério Zanella localizada na Comunidade de São João.
A palestra foi ministrada pelo Técnico em Sistemas de Ordenha Felipe Facchinelli, da FFMilking (Consultoria em Sistemas de Ordenha).
Felipe conversou com os bovinocultores de leite sobre os animais, os sistemas utilizados para ordenhar, e os vícios que são adquiridos com o passar do tempo na hora da ordenha, relatando os parâmetros corretos para uma ordenha saudável, bem como dicas e informações para a melhoria e eficiência no trabalho.
A atividade contou com a presença de 35 bovinocultores de leite de nossa cidade.
Também esteve presente o Engenheiro Agrônomo e Chefe do Escritório da Emater, Valfredo Reali que agradeceu a presença de todos que se fizeram presentes.
O Prefeito Breda parabenizou a todos envolvidos ressaltando a importância destas atividades que visam repassar mais conhecimentos técnicos e práticos aos produtores cotiporanenses.

 

Nas últimas semanas, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio juntamente ao SEBRAE estiveram visitando empreendedores de nosso município. Nesses encontros, a técnica do SEBRAE Tamara Piazzetta realizou uma consultoria, repassando dicas sobre como administrar e controlar as finanças da empresa entre outras importantes informações.
As orientações foram repassadas às empresas Frigorífico Agro Breda, Adri Presentes e Variedades e Pilchas Basteiro.
O Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio Douglas Penso esteve acompanhando os encontros e ressaltou a importância desse projeto que visa fortalecer o desenvolvimento e a economia do município possibilitando que os empreendedores cresçam em seus negócios.
O Prefeito Municipal José Carlos Breda parabenizou aos responsáveis pela iniciativa e agradeceu aos empreendedores que abraçaram a ideia.

Na última sexta-feira, dia 19, no Anfiteatro Municipal, a Delta Fértil realizou uma palestra de apresentação de seu fertilizante Foliar Mineral Misto Cultiva 01 Total para os produtores cotiporanenses.
A atividade foi organizada pela Cultiva Nutrição Vegetal e o objetivo do evento foi de mostrar as melhores maneiras de manejo do produto nas mais diversas culturas, bem como suas particularidades e vantagens únicas como proteção contra fungos e bactérias, fixação de carbono na folha, padronização de frutos e grãos e demais benefícios.
 A palestra foi ministrada pelo Diretor Técnico da Delta Fértil João Roberto Rech e acompanhada pelo representante local Inasido Peterle.
Na ocasião, estiveram presentes o Vice- Prefeito Ivaldo Wearich, o Secretário de Agricultura Douglas Penso, o Secretário de Administração Valdir Falcade e representando a entidade da Emater o senhor Valfredo Reali.
O evento foi uma realização da Delta Fértil com apoio da Prefeitura Municipal e da Emater.

“Produtividade no campo, saúde na mesa.”

 



 

Facebook