No dia de ontem (10), nosso município recebeu a visita do Engenheiro Agrônomo Lino Geraldo Vargas Moura, Diretor Técnico da EMATER/RS e Superintendente Técnico da ASCAR - Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural.

Lino esteve em Cotiporã para conhecer o município e a equipe da EMATER, a fim de reforçar a importância do trabalho que a mesma realiza em prol dos trabalhadores rurais.

Além disso, o técnico ressaltou a importância do Programa de Gestão Sustentável junto aos agricultores familiares.

A visita contou com a presença do Prefeito em exercício Ivaldo Wearcih, Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena, Engenheiro Agrônomo Elvo Pomatti e assistente administrativa Laura Zanella Griguol.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria6d8f50955b

 

O Censo Agro já está acontecendo!

 

Neste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a ir a campo para identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do Brasil, a pesquisa visitará mais de 600 estabelecimentos em todo município até fevereiro de 2018.

 

O IBGE incentiva que os agricultores recebam as equipes do Censo, para que seja possível coletar a maior quantidade de dados alcançáveis.

Os recenseadores autorizados estarão devidamente uniformizados, portando crachá para identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para a realização das entrevistas. No Município de Cotiporã, os recenseadores autorizados são os seguintes: Vanessa Zardo e Mauricio Fugalli. A coleta se iniciará nas Comunidades de Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora Rosário e Sagrado Coração de Jesus. Com o tempo se estenderá ao restante do município.

 

O Prefeito em exercício Ivaldo Wearich esteve reunido com o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cotiporã Douglas Penso, Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalamena, enfermeira Eliane Tibola e demais membros do conselho para discutir sobre o planejamento das atividades da EMATER para 2018. Ainda, a enfermeira Eliane apresentoU o Plano Municipal de Controle de Simulideos (mosquito borrachudo), o qual foi votado e aprovado.

View the embedded image gallery online at:
http://cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriae8eb8c7328

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio informa que está aberto o período para encomenda de alevinos.
As variedades são as seguintes: Carpas (Capim, Cabeça Grande, Colorida, Prateada, Húngara e Húngara Escamada), Tilápia, Jundiá Cinza , Tambiú, Traíra, Surubim, Dourado, com preços que variam de R$ 0,24 a R$ 7,50.
O período encerra-se no dia 29 de novembro e a entrega está prevista para o dia 07 de dezembro, a partir das 13:30 horas.
Dúvidas e informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Agricultura ou pelo telefone 54-34462800.

 

 

Os agricultores cadastrados no Programa Troca-Troca de Sementes de Milho já estão recebendo os seus respectivos pedidos. Serão distribuídas, aproximadamente, 260 sacas de milho beneficiando 112 produtores que puderam escolher entre 17 variedades de sementes disponíveis. As primeiras sacas já foram distribuídas pelo Prefeito José Carlos Breda, Secretário de Agricultura Douglas Pensoe Secretário de Obras César Dal Mas os quais ressaltam a necessidade e importância dos programas municipais de auxílio aos agricultores.

O Programa Troca Troca de Sementes de Milho acontece anualmente e beneficia o agricultor em relação aos custos e vantagens na aquisição bem como na qualidade da produção. O programa é mais uma realização da Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.



 

Facebook