Com expressiva participação da comunidade cotiporanense, aconteceu no último sábado (9), audiência pública para apresentação de estudo de pré-viabilidade de implantação de pequena usina hidrelétrica no arroio Vicente Rosa, Zona Calza. As empresas interessadas, Vertente Energia e BIOBRAZ Serviços Ambientais, solicitaram a Prefeitura Municipal uma autorização para desenvolver os estudos no local. Para tanto, o Prefeito Municipal José Carlos Breda convocou a população a fim de consultar a opinião e posicionamento dos cotiporanenses sobre o assunto.

Os sócios proprietários das empresas apresentaram suas propostas e esclareceram as dúvidas dos participantes. Além disso, foi possibilitado o debate entre as partes favoráveis e contrárias ao projeto.  Entre diversos pontos citados, o baixo retorno em relação ao impacto ambiental na região da instalação e a perda de um local de lazer da população, destacou-se entre os cotiporanenses contra a implantação da CGH no arroio.

A partir das manifestações e desejo da maioria dos presentes, o Prefeito José Carlos Breda definiu, democraticamente, que não será concedida a autorização para que seja elaborado o estudo de pré viabilidade de implantação da CGH no arroio Vicente Rosa, Zona Calza.

Breda ressaltou que, como líderes municipais, uma decisão desta deveria ser tomada juntamente da população, aceitando sugestões e discutindo o futuro do município: “A Administração Municipal é porta voz da população e por isso, possibilitamos que a decisão fosse tomada em conjunto, respeitando as preferências da população e, principalmente, a democracia” afirmou.

A audiência pública foi realizada no Anfiteatro Municipal com participação de lideranças municipais, vereadores, proprietários das terras, empresas interessadas e população em geral.