Considerando a necessidade de se aplicar com rigor medidas que venham a favorecer o controle de aplicação dos recursos financeiros do município, entrou em vigor no dia 4 de janeiro o Decreto Executivo n° 3.259/17 o qual dispõe de medidas para contenção de despesas.
Juntamente com os vereadores municipais, o Prefeito José Carlos Breda assinou o decreto e afirmou a importância das medidas administrativas adotadas, considerando o compromisso de manter em dia o pagamento dos servidores municipais, fornecedores e demais obrigações, mantendo assim o equilíbrio orçamentário-financeiro do exercício municipal.

Principais Medidas:
- Redução do custo da frota em 20%;
- controle de gastos com água, energia, telefones, serviços;
- suspensão de horas extras e de todos os subsídios.

De acordo com o Prefeito José Carlos Breda, esta medida é indesejável e contra a sua vontade, mas absolutamente necessária e inadiável diante da atual situação econômica do país e do estado, que atinge diretamente e em sua totalidade os municípios, também Cotiporã.